A cerimônia de premiação do Globo de Ouro será online no dia 28 de fevereiro; veja a lista do Globo de Ouro 2021
Redação, O Estado de S. Paulo
03 de fevereiro de 2021 | 11h08
Foram anunciados na manhã desta quarta-feira, 3, os indicados para o Globo de Ouro 2021. A apresentação da lista foi feita por Sarah Jessica Parker, que já ganhou o Globo de Ouro seis vezes, e por Taraji P. Henson, também já premiada.
O filme Mank, de David Fincher, recebeu o maior número de indicações no Globo de Ouro, incluindo de melhor longa de drama, diretor e ator. Como na premiação do ano passado, a Netflix voltou a dominar a lista com suas produções, conquistando 42 indicações - 22 em cinema e 20 em séries. Entre os filmes estrangeiros, o brasileiro Bacurau não foi lembrado.
Em uma edição que promete na disputa das séries mais favoritas, The Crown está de volta. Com uma temporada esperada, a série concorre em seis categorias, com elenco disputando entre si. Em segundo lugar ficou Schitt's Creek (5), Ozark e The Undoing, com quatro indicações cada, The Great e Ratched, com três indicações cada.
Viola Davis e Chadwick Boseman, que morreu no ano passado, concorrem pela atuação em A Voz Suprema do Blues.
Entre as plataformas, a Netflix lidera a lista com 22 indicações em filmes e 20 indicações para as séries de TV. A Amazon Studios teve 7 indicações de filmes. A HBO concorre em 7 categorias de séries.
Dos cinco indicados ao prêmio de direção, três são mulheres. São elas a cineasta chinesa radicada no EUA Chloé Zhao, diretora de Nomadland, que é protagonizado por Frances McDormand; a atriz e roteirista britânica Emerald Fennell, por Bela Vingança; e a atriz Regina King, por Uma Noite em Miami, filme que mostra amizade entre Malcolm X, Cassius Clay, Jim Brown e Sam Cooke, que marca a estreia dela na direção. Os demais indicados são David Fincher, por Mank, e Aaron Sorkin, por Os 7 de Chicago.
Na disputa do prêmio de melhor atriz, Emma Corrin e Olivia Colman concorrem pela mesma série. Corrin estreou em The Crown no papel de Lady Di e Olivia repete o sucesso na quarta temporada como a Rainha da Inglaterra. Também foram indicadas Jodie Comer (Killing Eve), Laura Linney (Ozark), e Sarah Paulson (Ratched)
Ainda com The Crown, Josh O’ Connor concorre na categoria melhor ator em série de drama e vai disputar o prêmio com Jason Bateman (Ozark), Bob Odenkirk (Better Call Saul), Al Pacino (Hunters) e Matthew Rhys (Perry Mason).