Marvel Studios
Marvel Studios

‘Pantera Negra’: relembre a trajetória do indicado ao Oscar 2019

O filme sobre o herói de Wakanda fez um grande caminho e é um dos favoritos à premiação

Redação, O Estado de S.Paulo

13 de fevereiro de 2019 | 07h00

O sucesso global e histórico de Pantera Negra e seu elenco basicamente negro pode, finalmente, prever dias felizes para diretores e atores negros, ou o filme de super-herói da Marvel será apenas uma exceção que confirma a regra?

É inegável que a produção do filme fez uma bela trajetória de prêmios e bilheteria até agora. O longa arrecadou a marca mundial de US$ 1,34 bilhão e ultrapassou Titanic nos EUA, com a marca de US$ 661 milhões no país.

A adaptação das aventuras do primeiro super-herói negro criado pela Marvel em 1966, foi dirigido por Ryan Coogler (Creed) e traz Chadwick Boseman (42 - A história de uma lenda).

O filme é o primeiro do universo cinematográfico Marvel a se concentrar em um justiceiro negro, conta a história do luta do rei T'Challa para defender sua nação Wakanda, a mais avançada do universo Marvel.

Na lista de premiações, a do MTV Movie & TV Awards etregou quatro troféus ao filme. No Saturn Awards, foi o mais premiado da festa, com cinco estatuetas.

Apesar de não ter sido contemplado no Globo de Ouro, o filme mira a premiação do Oscar. Pantera Negra cativou as plateias, tornando-se o segundo maior filme em bilheteria mundial de 2018, e foi aplaudido por ser um marco da diversidade em Hollywood.

“A vitória de Pantera Negra é um sinal de que o título terá amplo apoio na corrida pelo prêmio de melhor filme no Oscar, que vem intrigando os especialistas com sua gama ampla de concorrentes e nenhum franco favorito”, afirma o editor do Caderno 2 Ubiratan Brasil.

No Brasil, o filme mobilizou um financiamento coletivo para levar jovens moradores da Cidade Tiradentes ao cinema

Apesar do debate sobre racismo e representatividade, um movimento de supremacistas brancos passou a adotar a figura do herói como símbolo de uma causa étnica, defendento até mesmo que Pantera Negra seria símbolo de uma causa de ultradireita. Para especialistas, o caso marca uma nova estratégia online dos nacionalistas brancos: em vez de se esquivarem de um fenômeno cultural que entra em conflito com sua ideologia, eles tentam subvertê-lo.

O filme também abriu portas no mundo. Pantera Negra foi o primeiro filme a ser exibido na Arábia Saudita, após 38 anos de proibição do cinema, decisão revogada recentemente pelo governo local.

Será que o herói de Wakanda leva o Oscar? Qual o seu favorito?

Oscar 2019 | Melhor ator: quem vai levar o prêmio?

Oscar 2019 | Melhor atriz: quem vai levar o prêmio?

Onde assistir ao Oscar

Na TV

A cerimônia de entrega do Oscar de 2019 será neste domingo, 24, com início às 22h pelo horário de Brasília. 

No País, o Oscar será transmitido por dois canais, de TV aberta e fechada. Na Globo, a transmissão vai iniciar com alguns prêmios já entregues, por começar apenas após o programa Big Brother Brasil 19

O Oscar será transmitido também pelo canal pago TNT, que inicia a exibir o tapete vermelho já às 21h. A premiação começa às 22h e será transmitida na íntegra pelo canal. 

Para quem gosta de acompanhar o tapete vermelho, o desfile de celebridades que participam da premiação será transmitido pelo canal pago E! a partir das 20h. 

Na internet 

Os assinantes da TNT podem assistir à premiação por meio do serviço de streaming do canal, o TNT GO. É possível, também, acompanhar a premiação ao vivo no próprio site do Oscar

O Estado também vai acompanhar a premiação minuto a minuto, com informações do editor do Caderno 2, Ubiratan Brasil, direto de Los Angeles, e com comentários dos críticos Luiz Carlos Merten e Luiz Zanin. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.