Antonin Thuillier / Afp
Antonin Thuillier / Afp

Festival de Cinema de Cannes cancela sua 73.ª edição

Um dos principais da indústria cinematográfica no mundo, evento planeja inserir exibições dos filmes selecionados em outros festivais no segundo semestre

Redação, O Estado de S. Paulo

11 de maio de 2020 | 17h17

Pela primeira vez em 73 anos, o Festival de Cinema de Cannes foi cancelado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Há algumas semanas em indefinição, o festival anunciou oficialmente que não vai realizar sua 73.ª na Riviera Francesa.

"Em um nível pessoal, estou tomado por um sentimento de melancolia e nostalgia", disse o diretor geral do festival, Thierry Frémaux, em uma entrevista divulgada no site oficial do evento. "Tenho ido ao festival por 35 anos. É o meu trabalho, mas além disso é um incrível evento humano, artístico e gastronômico, não apenas para mim, mas para todos que vão. Todo ano, é uma experiência extraordinária. Em nível profissional, estou enfrentando uma situação sem precedentes, mas com serenidade. No festival, decidimos tomar essa situação difícil, que atinge a todos, como uma oportunidade para pensar sobre o futuro."

Frémaux disse que no início de junho uma lista com a seleção oficial de 2020 será divulgada, e todos os filmes têm data de lançamento entre as próximas semanas e a primavera (outuno no Brasil) de 2021. A ideia é promover lançamentos das obras selecionadas, inclusive em parcerias com outros festivais, como Veneza, mas não haverá júri ou premiações. 

"Parte da mídia gostaria que o festival fosse cancelado", disse ainda o diretor. "E um cancelamento era óbvio. Mas com o presidente do festival, Pierre Lescure, decidimos não simplesmente abandonar o setor e seguir em frente com a 74.ª edição, deixando para trás todos que dependem da gente. A exposição em Cannes é insubstituível, mas isso também cria deveres."

Em abril, foi anunciado que mais de 20 festivais de cinema de todo o mundo se uniram para transmitir filmes de graça no YouTube depois que a pandemia de coronavírus fechou as salas de exibição e forçou o cancelamento dos eventos presenciais. Com duração de 10 dias, “We Are One: A Global Film Festival” terá conteúdo gratuito no Youtube com curadoria dos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Toronto e Tribeca, entre outros, a partir de 29 de maio. Os filmes serão de seleções passadas.

O Festival de Cannes foi criado em 1939, e tinha data de estreia para setembro daquele ano, mas foi impedido de acontecer por conta da Segunda Guerra. Em Maio de 1968, o evento também foi interrompido.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.