JACKSON ROMANELLI/DIVULGAÇÃO
JACKSON ROMANELLI/DIVULGAÇÃO

Confira cinco obras essenciais de Lya Luft

A autora, que celebra 50 anos de carreira, publicou quase 30 livros

Redação, O Estado de S. Paulo

21 Agosto 2015 | 03h00

Ao longo de seus 50 anos de carreira, a escritora Lya Luft publicou quase 20 livros, nos mais diferentes gêneros. Foram muitos os sucessos, e 'Perdas e Ganhos', de 2003, é sua obra mais conhecida.

Confira cinco obras essenciais da bibliografia da escritora gaúcha, nascida em Santa Cruz do Sul em 1938, e que estreou na literatura com o livro de poemas Canções de Limiar.

 

'As Parceiras'

Publicado em 1980, este é o primeiro romance de Lya Luft. O livro conta a história de Anelise, uma mulher de 40 anos que decide fazer um balanço de sua vida, resgatando seus momentos mais marcantes.

'Mar de Dentro'

Lya Luft reencontra sua infância em Mar de Dentro, escrito após conselhos de seu filho, que via nas histórias contadas pela mãe um mundo mágico. Livro delicado e intenso em que a autora relembra suas histórias e desperta no leitor memórias sensoriais e afetivas.O livro saiu em 2000.

'Perdas e Ganhos'

Em 2003, Lya Luft publicou este que seria seu livro mais conhecido. Depois de escrever sobre a infância, a autora busca dar um testemunho pessoal sobre a experiência do amadurecimento e convoca o leitor para ser seu cúmplice e companheiro de reflexões que vão da infância à solidão e à morte.

'Histórias de Bruxa Boa'

Com ilustrações de Susana Luft,livro infantil de Lya Luft, publicado em 2004, mostra que qualquer jardim pode ser habitado por fadas e duendes, bichos podem falar, a avó pode voar montada numa vassoura e uma neta pode ser ajudante de feiticeira. É a história de Tatinha, neta de uma bruxa boa chamada Lilibeth, e que se tornaria uma bruxinha-ajudante.

'O Tigre Na Sombra' 

Neste romance de 2012, a autora busca criar um universo de mistério, magia e dramas humanos reais, com os quais qualquer leitor pode ser capaz de se identificar e se emocionar.

Leia também: Lya Luft celebra 50 anos de carreira

Mais conteúdo sobre:
CulturaLiteraturaLya Luft

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.