VITRINE FILMES
VITRINE FILMES

Mostra Cine Brasil Marginal leva a Curitiba produções sobre o Brasil contemporâneo

Preocupação com o momento político brasileiro é o centro do evento na capital paranaense, que exibe, entre outros, trabalhos de Fernanda Peruzzo e Francisco Proner

O Estado de S. Paulo

12 Abril 2018 | 13h30

A Mostra Cine Brasil Marginal leva a Curitiba, no próximo fim de semana (entre os dias 13 e 15 de abril), filmes e produções audiovisuais que refletem o momento político brasileiro. O festival teve sua primeira edição em Zurique, na Suíca, em 2017, e agora faz sua estreia no País na Cinemateca de Curitiba.

A mostra abre na sexta-feira, 13, às 19h, com a exibição do filme Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, que conta a história de sem-tetos do edifício no centro de São Paulo que passam a dividir o espaço com refugiados de outros países.

No mesmo dia, abrem as duas exposições que permaneceram na Mostra nos três dias: uma de Francisco Proner (jovem fotógrafo que ganhou destaque mundial nos últimos dias com fotos do discurso do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo, no último sábado) e outra da jornalista paranaense Fernanda Peruzzo, intitulada Moi, Brésilienne.

A produção de Peruzzo dá espaço para brasileiras que moram em países europeus. Elas debatem questões relacionadas ao preconceito que sofrem simplesmente por terem nascido no Brasil: promiscuidade, falta de educação formal e simples xenofobia estão entre as questões apresentadas.

A autora explica que esse é um projeto foto-documental que virou vídeo-projeção e propõe uma reflexão sobre a questão dos estereótipos da mulher brasileira na Europa e a "maneira como todos os clichês associados a nós podem se transformar em assédio e insultos". 

"Trabalho neste projeto desde 2015 (infelizmente, é um trabalho em constante construção…)", diz Peruzzo. "Ele reúne retratos e testemunhos de dezenas de mulheres que vivem ou viveram na França, na Alemanha, em Portugal e na Espanha." O vídeo tem 11 minutos de duração e ficará em exibição no hall da Cinemateca durante a Mostra Cine Brasil Marginal. Veja o trailer:

MoiBresilienne Trailer from Fernanda Peruzzo on Vimeo.

O evento também terá uma exposição fotográfica de Francisco Proner, jovem talento curitibano que trabalha no Rio. Em 2016, ele venceu quatro vezes o concurso Sua Foto da National Geographic Brasil, e se tornou colaborador da revista. Ele também trabalhou com a Mídia Ninja e a rede Jornalistas Livres nas manifestações de rua dos últimos anos e concluiu um curso de cinema na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) em Cuba.

Entre outros filmes da Mostra, estão Martírio, de Vincent Carelli, Do Outro Lado do Atlântico, de Márcio Câmara e Danielle Ellery, e Olhe Para Mim de Novo, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla. A programação completa está no site www.taoca.info.

A mostra Cine Brasil Marginal é uma iniciativa do coletivo Taoca. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.