Finalmente, uma lista decente de melhores guitarristas

Estadão

28 Fevereiro 2012 | 06h01

Marcelo Moreira

Fazia tempo que uma publicação de renome internacional não fazia uma lista de melhores do rock tão certeira. A edição de fevereiro da Rolling Stone Brasil, replicando a edição norte-americana, resolveu fazer a sua lista de 100 melhores guitarristas de todos os tempos contando com um júri estrelado, sendo a maioria guitarristas – e uma rápida pincelada sobre os melhores instrumentistas brasileiros (guitarra e violão), só que englobando todos os gêneros. Veja os principais nomes aqui.

Capas 2  

 Por mais que se questone a ordem dos dez primeiros, ou mesmo nos 20 primeiros, não dá para dizer que a lista errou. Tudo bem, colocar Tony Iommi, do Black Sabbath, em 25º lugar, é muito estranho, e mais ainda Ritchie Blackmore, do Deep Purple, em 50º, atrás de The Edge, do U2 (38º), por exemplo, o que é uma heresia.

Como toda lista, ela não é perfeita, mas acertou mais do que outrasque periodicamente são publiadaspor aí, como a esdrúxula “50 melhores solos de todos os tempos”, em pesquisa ridícula feita pela revista inglesa New Musical Express – o melhor solo foi o de Slash em “Sweet Child O’Mine”, do Guns N’Roses. Leia sobre isso aqui.

Os dez mais da Rolling Stone:

1 – Jimi Hendrix

2 – Eric Clapton

3 – Jimmy Page (Led Zeppelin)

4 – Keith Richards (Rolling Stones)

5 – Jeff Beck

6 – B. B. King

7 – Chuck Berry

8 – Eddie Van Halen (Van Halen)

9 – Duane Allman (Allman Brothers)

10 – Pete Townshend (The Who)

Para conhecimento: George Harrison (11º), Stevie Ray Vaughan (12º), David Gilmour (Pink Floyd, 14º), Brian May (Queen, 26º), Slash (65º), Kurt Cobain (73º). Não aparecem Steve Vai, Joe Satiani e Yngwie Malmsteen.