PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

'O Caderno da Avó Clara': construção de vínculos e a descoberta de si

Livro de Susana Ventura conta a história de Mari, uma adolescente de 13 anos que vai morar seis meses com o pai, com quem nunca teve contato

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Mari tem 13 anos, mora com a mãe em São Paulo e não se lembra do pai, com quem conviveu apenas por poucos meses, quando ainda era bebê. A vida da adolescente muda radicalmente quando sua mãe, antropóloga, decide fazer parte do doutorado na Itália e a leva para morar com o pai durante um semestre na pequena Brodowsky, interior do Estado.

PUBLICIDADE

Este é o ponto de partida do belíssimo O Caderno da Avó Clara, livro da escritora Susana Ventura, com ilustrações de Carla Irusta, recém-lançado pela Editora Sesi-SP.

A contragosto, Mari vai morar com o pai, um cara organizado, vegetariano e que, no primeiro momento, parece ter cara de maluco, segundo a própria menina. Conforme os vínculos vão se estreitando, a garota entra em contato com uma parte de sua história que desconhecia e também conhece a si mesma, por meio da estética, da arte de Candido Portinari e da natureza.

Na estante que chega ao quarto para acomodar seus livros, a garota se depara com um caderno da avó paterna, Clara, que amava escrever à mão narrativas de diferentes épocas, nas mais variadas formas. Susana alterna as angústias e reflexões de Mari, narradas sob o ponto de vista da adolescente, com as escritas de Clara, que despertam curiosidade e a fazem recorrer com frequência à internet em busca de explicações. A escritora também abre brechas para pensar o futuro: como a vida segue depois que tudo muda profundamente?

 Foto: Estadão

O projeto gráfico do livro é lindo. Os capítulos abrem com desenhos de Mari, da mãe e do pai e são ilustrados internamente com imagens que remetem às histórias de Clara, escritas à mão como em um caderno com linhas.

Publicidade

Susana é escritora, professora e doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Centro de Literaturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e do Centro de Pesquisa Sobre os Mundos Ibéricos Contemporâneos, da Sorbonne, em Paris. Susana já esteve nesta Estante de Letrinhas com De Onde Vem o Português?, com ilustrações de Silvia Amstalden.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

ServiçoO Caderno da Avó ClaraEscritora: Susana Ventura Ilustradora: Carla Irusta Editora: Sesi-SP Preço: R$ 48

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.