Suzanne Tenner/ Netflix
Suzanne Tenner/ Netflix

Última temporada de 'Grace and Frankie' chega com tom de saudade na Netflix

Série com Jane Fonda e Lily Tomlin lança 12 episódios restantes no dia 29

Eliana Silva de Souza, O Estado de S.Paulo

19 de abril de 2022 | 15h30

Desde que estreou, lá em 2015, a série Grace and Frankie não perdeu o fôlego e foi, a cada temporada, agregando histórias divertidas e destacando o brilho de seu elenco. Não é à toa que no próximo dia 29 estreia, na Netflix, a sua sétima temporada, que será o desfecho para peripécias das amigas vividas por Jane Fonda e Lily Tomlin, que também integram a produção da obra. Na verdade, no fim do ano passado a plataforma liberou os quatro primeiros episódios dessa última temporada, agora chegam os 12 restantes. 

Com trama bem elaborada, a série une desavenças entre familiares e amigos com questões do dia a dia de pessoas idosas. Como não se admirar ao ver em cena Jane Fonda no alto de seus 84 anos contracenando com divertida Lily Tomlin, que está com 82 anos. E não são somente elas que driblam a idade. Com elas estão Martin Sheen e Sam Waterston, ambos na casa dos 81 anos, além da participação de Millicent Martin, 87, e Ernie Hudson, 76.  São atores de peso que mostram que a questão etária é problema sim, mas eles estão se sobrepondo a essas limitações da carreira artística.

Nesta última temporada, as amigas Grace (Fonda) e Frankie (Tomlin) parece que continuarão a seguir unidas, mesmo que cada uma arranhe de alguma forma a relação. Nada que uma boa conversa e ajudinha de fora não consiga minimizar. Independentemente do que se dará, o certo é que a série trouxe à tona questões relativas ao envelhecimento. Sempre optando pelo lado bem-humorado, serviu para refletir sobre viver ao lado de quem se ama, superar desafios da idade e de preconceitos, lutar pelo que vale a pena. 

E tudo começou quando o então marido de Grace, Robert (Martin Sheen), decide terminar a relação de anos e assume seu amor pelo amigo Sol (Sam Waterston), que é casado com Frankie. As duas na verdade nunca foram assim tão amigas, mas com a situação que se apresenta, a união acaba surgindo, meio a atropelos.  Com o passar dos dias, e das temporadas, a amizade as aproxima ainda mais e cabe a cada uma dar o suporte à outra. 

Em cada cena de Grace and Frankie, os relacionamentos são tema para divertir o espectador. Seja com as aventuras das amigas protragonistas ou o casal formado pro Robert e Sal, ou ainda os filhos que surgiram das relações anteriores. Brianna (June Diane Raphael) e Mallory (Brooklyn Decker) são as filhas de Grace e Robert, enquanto Coyote (Ethan Embry) e Bud (Baron Vaughn), de Frankie e Sol.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.