'Sex and the City' para teens? Críticos desaprovam 'Gossip Girl'

Eles usam roupas de grife, tomamcoquetéis nos bares mais cool de Nova York, usam drogas,transam em lugares como o banco de trás de limusines. Tudo issoquando ainda estão no colégio. O seriado "Gossip Girl", sobre a vida de estudantes numcolégio particular de elite em Manhattan, é comparado porcríticos a um "Sex and the City" para adolescentes, repleto deenredos envolvendo sexo e criando tendências em moda. Embora não seja um grande sucesso na TV, o seriado da CWconquistou um público e divulgação grandes na Internet,alimentados por uma ousada campanha de marketing com anúnciosem outdoors mostrando os personagens teens em cenas sensuais. Blake Lively, 20 anos, que faz a personagem Serena van derWoodsen, diz que até mesmo ela se surpreende com os enredos. "Todo o mundo namora todo o mundo e transa com todo omundo, e um monte de coisa escandalosa acontece no Upper EastSide", disse ela em coletiva de imprensa. "Até eu ficochocada." A atriz aparece nos outdoors, a maioria dos quais emmomentos sensuais com um personagem masculino e traz mensagensprovocativas usando textos abreviados com os que são usados emtorpedos. Alguns anúncios mais recentes, promovendo a segundatemporada do seriado, que começa em setembro nos EUA,aproveitam as críticas de pais e comentaristas culturais,reproduzindo frases como "espantosamente inapropriado", doConselho de Pais para a Televisão. Lively disse em entrevista à Reuters que as críticas apenasalimentam a "máquina de divulgação boca a boca" que osmarqueteiros de "Gossip Girl" agitam constantemente para que aspessoas continuem a comentar o programa. "Eles tentam passar a imagem de que o seriado é mais ousadoe sexy do que é de fato", disse ela. "Se os críticos assistissem ao programa, veriam que não étão ousado quanto parece, mas, como não temos números sobreisso, o importante é manter o hype. Os marqueteiros tentam noscolocar nos tablóides o tempo todo e inventar histórias malucasa nosso respeito." CRIANDO TENDÊNCIAS A CW, pertencente à CBS e à Time Warner, diz que seupúblico alvo é o feminino jovem. Blake Lively disse que a maioria dos teens sabe que oseriado, baseado numa série popular e mais ousada de romancesde Cecily von Ziegesar para o público adulto jovem, é"realidade intensificada". "É como os programas de fofocas na TV", disse ela. "Aspessoas adoram fofocar e observar pessoas vivendo vidasglamurosas. Acho que não estamos querendo pregar a ninguémsobre como devem viver suas vidas." Previsores de tendências e executivos da moda dizem que amoda extravagante mostrada no programa está influenciandojovens e gastar e está inspirando estilistas. Mesmo seusfigurinistas já disseram que seu objetivo não é seguirtendências, mas criá-las. A comentarista cultural Carol Platt Liebau, que escreveusobre uma cultura obcecada por sexo que prejudica garotasjovens, disse que, embora o programa seja divertido, "mostrarmeninas do segundo grau como pouco mais do que objetos sexuaisque adoram fofocar não passa de um clichê gasto que presta umdesserviço a todas as mulheres". Para ela, "Gossip Girl" transmite às meninas a idéia de queser sexy é mais importante do que ter caráter ou inteligência. "A série glamuriza e normaliza comportamentos que podemparecer charmosamente ousados e sofisticados quando menininhasos vêem na TV, mas que, se seguidos na vida real, podemresultar em sofrimento emocional e psicológico para elas",disse a comentarista.

CHRISTINE KEARNEY, REUTERS

31 de julho de 2008 | 18h21

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