Reprodução
Reprodução

Série animada 'Os Flintstones' faz 50 anos

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas tenham visto o desenho em todo o mundo

Estadão.com.br

30 de setembro de 2010 | 13h57

Fred Flintstones e sua família mexem com a imaginação de milhares de pessoas em todo o mundo há 50 anos. Desenho animado que retrata o cotidiano de uma típica família americana de classe média na Idade da Pedra, 'Os Flintstones' foi exibido pela primeira vez na ABC no dia 30 de setembro de 1960.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas tenham assistido o desenho criado pelos estúdios Hanna-Barbera, em mais de 80 países e dublado em 22 idiomas.

Inicialmente, 'Os Flintstones' era exibido em horário nobre, já que era voltado para o público adulto - uma novidade na época.

A primeira temporada teve 166 episódios. Mas o sucesso foi tanto que a série gerou diversos especiais, versões, filmes para TV e novas temporadas, sendo a última produzida em 1996.

Curiosidades

link  a música de abertura que todos conhecem até hoje "Meet the Flintstones" foi ao ar pela primeira vez na 3ª temporada, em 1965, é de Hoyt Curtin. A primeira música de abertura era a instrumental 'Rise and Shine', também de Curtin

link  o aniversário de 50 anos rendeu até uma homenagem do Google, que exibe uma ilustração do desenho em sua página inicial nesta Quinta-feira.

link  "Os Flintstones" foram indicados ao Emmy em 1961 na categoria programa de humor, mas perdeu para "The Jack Benny Show", famosa comédia da CBS

link  o desenho é tido como o pilar dos estúdios Hanna-Barbera

Veja também:

link 100 anos de William Hanna

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.