23 de agosto de 2009 | 01h54
Estreou na sexta, dia 21, nos Estados Unidos, o novo longa de Quentin Tarantino. Inglorious Bastards, com Brad Pitt, retira seu título do longa homônimo de Enzo G. Castellari, de 1978, do qual também se apropria de personagens e situações, embora não possa ser definido como uma refilmagem. O próprio Tarantino, em conversa com o repórter do Estado no Festival de Cannes, admitiu que uma influência muito mais forte é o Robert Aldrich de Os Doze Condenados, hoje na TV paga.
Lee Marvin faz o oficial encarregado de transformar um bando de criminosos numa unidade de elite para realizar missão suicida por trás das linhas inimigas, durante a 2ª Guerra Mundial, na Europa. A tese de Aldrich é a de que criminosos natos encontram na guerra o ambiente perfeito para liberar suas pulsões destrutivas.
Um grande elenco masculino cerca Lee Marvin - Charles Bronson, Jim Brown, John Cassavetes, Telly Savalas, Ernest Borgnine, etc. É um filmaço e, em 1967, ajudou a enterrar o código de censura em Hollywood, por seu diálogo desbocado e pela abordagem da violência.
Encontrou algum erro? Entre em contato