Reprodução
Reprodução

Revigorada, franquia Star Trek completa 45 anos

Séries de TV, longa-metragens, livros, desenhos animados; um dos maiores ícones da ficção científica merece reconhecimento em seu aniversário

estadao.com.br,

08 de setembro de 2011 | 18h17

SÃO PAULO - A cultuada franquia de ficção científica Star Trek (ou Jornada nas Estrelas) completa hoje 45 anos de existência. Em 8 de setembro de 1966, também uma quinta-feira, foi ao ar pela rede de televisão norte-americana NBC o primeiro episódio da série.

 

Seis séries de televisão, onze filmes e centenas de livros depois, Star Trek ainda é venerada por sucessivas gerações de fãs no mundo inteiro. Em tempos de blockbusters recheados de efeitos ultra realistas, a série original criada por Gene Roddenberry pode parecer ultrapassada ou simplória para alguns, mas é difícil negar que a franquia é uma das produções culturais mais icônicas dos últimos 50 anos.

 

Mesmo quem não sabe nada sobre o universo de Star Trek é capaz de reconhecer as orelhas pontudas e a saudação Vulcano do senhor Spock, interpretado originalmente por Leonard Nimoy.

 

Entre as celebridades que já confessaram publicamente seu amor pela série estão os atores Tom Hanks e Ben Stiller, o-ex vice-presidente dos EUA Al Gore e o bilionário fundador do grupo Virgin, Richard Branson. O primeiro ônibus espacial da Virgin Galactic, empresa de turismo aeroespacial fundada por Branson, foi batizado Enterprise, homenagem à famosa nave capitaneada por James Kirk.

 

Recentemente, um novo público foi apresentado à franquia. Em 2009, o diretor J.J. Abrams, conhecido pela criação da série de TV Lost, levou às telonas uma nova versão de Star Trek, longa que apresenta as origens dos tripulantes da Enterprise em uma bem-sucedida atualização, que deve ganhar um segundo filme em 2013.

 

Os fãs de longa data ficaram divididos, mas boas críticas e os ótimos números nas bilheterias garantiram continuidade à já longeva franquia.

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.