Tasso Marcelo / Estadão
Tasso Marcelo / Estadão

Relembre quadros icônicos comandados por Faustão na Globo

Apresentador deve deixar a emissora após o término de seu contrato no fim deste ano; relembre momentos do 'Domingão do Faustão'

Redação, O Estado de S.Paulo

25 de janeiro de 2021 | 16h22

Fausto Silva, o Faustãodeve encerrar seu contrato com a Globo ao fim deste ano (leia mais aqui). Seu programa, o Domingão do Faustão, foi ao ar pela primeira vez em 26 de março de 1989, há quase 32 anos, e contou com diversos quadros marcantes ao longo de sua história. Relembre alguns abaixo.

Videocassetadas

Um dos momentos mais aguardados e icônicos das tarde de domingo ao longo das últimas três décadas é a apresentação das Videocassetadas do Faustão. 

Tratam-se de vídeos amadores com situações de tombos, tropeços, quedas ou outros momentos engraçados, sempre acompanhados dos comentários de Faustão. Quando um vídeo se destaca, o apresentador pede para repeti-lo além do normal.

Caminhão do Faustão

Como o próprio nome diz, tratava-se de um caminhão repleto de eletrodomésticos e outros objetos que ia até uma cidade brasileira para entregá-los ao vencedor de um sorteio. A entrega era acompanhada pelo apresentador e os espectadores.

A primeira leva de prêmios, por exemplo, foi composta por geladeira, TV a cores, máquina de lavar, fogão, videocassete, máquina de costura, enceradeira, torradeira, batedeira, ventilador, centrífuga, jogo de panelas, aspirador de pó, aparelho de som, sofá e brinquedos.

Olimpíadas do Faustão

As Olimpíadas do Faustão fizeram sua estreia no primeiro ano do Domingão, em 1989. O quadro ficou marcado por trazer diversos participantes, sempre acompanhados de um apelido, cumprindo provas bizarras que contavam com narrações bem-humoradas de Faustão.

Se Vira nos 30

Artistas de rua ou com talnetos pouco usuais espalhados pelo Brasil tinham 30 segundos para se apresentar  no palco do Domingão. Quem agradava a Faustão e ao público muitas vez ganhava algum período a mais de permanência.

A cada edição, o vencedor ganhava um prêmio em dinheiro, que variou entre R$ 15 mil, na sua estreia em 2004, e R$ 30 mil.

Quem Chega Lá

Diversos humoristas tiveram sua primeira grande oportunidade de aparecer na televisão no Domingão do Faustão. O Quem Chega Lá foi exibido entre 2008 e 2010 e, posteriormente, em 2014, 2015 e 2017. 

Os participantes tinham poucos minutos para contar piadas. O 'risômetro' media a quantidade de risos na plateia e, conforme o sucesso, o competidor seguia avançando.

Entre os comediantes 'revelados' no programa estão Léo Lins, atualmente no The Noite, do SBT, Marcos Castro, do canal Castro Brothers no YouTube, e Paulo Vieira, hoje humorista da Globo, que foi campeão na edição de 2015.

Arquivo Confidencial

O quadro que traz um artista recebendo e comentando depoimentos de colegas, amigos e familiares fez sua estreia em 1995, com Victor Fasano, e marcou época desde então.

Passaram pelo quadro nomes de variadas áreas, como o jornalista William Bonner, o jogador Ronaldo Fenômeno, a cantora Anitta e o estilista e apresentador Clodovil Hernandez.

O Arquivo Confidencial foi inspirado no Esta É a Sua Vida, apresentado por J. Silvestre na TV Tupi.

Talent shows com famosos

Ao longo das últimas duas décadas, o Domingão do Faustão também apostou em quadros de competição entre artistas, como a Dança dos Famosos, o Show dos Famosos, a Dança no Gelo e o Circo do Faustão.

VEJA TAMBÉM: Relembre as apresentações da 3ª temporada do Show dos Famosos

Perguntas e Respostas

Atrações envolvendo desafios intelectuais também tiveram espaço ao longo da trajetória de Faustão na Globo.  Nos primórdios do programa, quadros como o Rala e Rola e Sexolândia fizeram sucesso. Mais recentemente, o quadro Sufoco ganhou notoriedade por conta do meme em que o apresentador diz "Errou!" após respostas erradas de alguns competidores.

Nova Loira do Tchan

Em 1996, Sheila Mello teve 62% dos votos do público e venceu Daniela Freitas na final do concurso que definiria a nova bailarina do grupo de pagode É o Tchan!, que fazia bastante sucesso à época.

Até o início dos anos 2000, outras edições de concursos semelhantes também foram realizadas no palco comandado por Fausto Silva.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.