Novela de menor ibope do horário, Passione endossa queda da Globo

08 de dezembro de 2010 | 10h22

Com 34,2 pontos de média de audiência na Grande São Paulo até o capítulo 175, exibido na última segunda-feira, Passione deve cerrar cortinas em janeiro como a novela das 9 (ou das 8, como ainda é conhecida) de menor audiência da Globo. Nesse período, o share, termo que mede a participação do programa no universo de TVs ligadas, foi de 53,2%. A trama atual tem todos os votos de pesquisas de grupo. Mas o folhetim acompanha uma queda de ibope verificada em toda a grade do plim-plim, numa situação que pode até ser estancada, mas certamente é irreversível aos padrões de 50 e 60 pontos que a Globo colecionou por três décadas.

Na Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 56 mil lares, segundo o Ibope, o painel de audiência das últimas quatro novelas do horário, tomando como referência sempre os seus 175 capítulos iniciais, é o seguinte:

* Duas Caras (2007/2008): 40,2 pontos de média, com 62% de share;

* A Favorita (2008): 39 pontos de média, com 57,8% de share;

* Caminho das Índias (2009): 37,5 pontos, com 57,9% de share;

* Viver a Vida (2009/2010): 35,3 pontos de média e 56,1% de share.

Há quem defenda na emissora que parte da queda na TV é compensada pelo crescimento da audiência na internet, mas a frequência na web não pode ser tomada como público complementar, até porque muitos vão à rede para rever o que já viram na TV.

Para Boni, o executivo que ajudou a pavimentar a grade agora em desgaste, a novela tende a ser, dentro de 30 anos, um produto on demand, ou seja, pago por encomenda.

Bem na foto

Clicada por Henrique Gendre para a revista RG, Bruna Linzmeyer, vista na série Afinal, o Que Querem as Mulheres, fará par com Lázaro Ramos na próxima novela das 9.

300%

é o que o site do Roda Viva cresceu em pageviews, nos cálculos da TV Cultura, entre as 14 semanas seguintes e as 14 semanas anteriores à reforma do título.

"Eu fiz muitos personagens divertidos e não sou essa pessoa. Sinto que eu frustro as pessoas por aí"

Selton Mello, no Conexão Urbana que o GNT exibe dia 17

A MTV já ocupa as areias do Leme, no Rio, para gravar uma bateria de programas destinados à temporada de verão da emissora. Entra no ar dia 10 de janeiro e vai até março.

Patrocinadora do BBB desde sua primeira edição, a Fiat já se movimenta na elaboração de provas para a 11ª temporada do programa, com farta distribuição de exemplares da marca.

A chegada da Record HD à Net, maior operadora de TV paga do País, está próxima. As duas partes agendam para breve um encontro, motivado pelo recente anúncio de novelas em alta definição na emissora,

Novo presidente do Grupo Silvio Santos, Guilherme Stoliar ainda não se mexeu para mudar de sala no complexo da Anhanguera, que

passará a servir também de sede para o Grupo SS.

É apoiada em larga pesquisa, estudo feito em cinco capitais, a mudança de perfil que determina nova programação para o canal GNT a partir de março. E a expansão da classe C na base de assinantes tem muito a ver com o peixe.

Um encontro entre as duas partes O encontro entre as duas foiA Abril vai cumprindo aos poucos os planos de aproveitar cada vez mais o conteúdo de suas revistas na programação da MTV Brasil.

Galvão Bueno e Reginaldo Leme são esperados na festa de comemoração pelo cinquentenário de Ayrton Senna, quarta-feira, no Shopping Cidade Jardim, com direito a lançamento de coleção de relógios e avant-première do documentário sobre o tricampeão.

Mark DeCarlo quer provar que a gastronomia dos Estados Unidos vale a pena e que nem só de fast-food vivem os nativos. Eis a proposta da série Os Sabores da América, que estreia dia 29, às 23h, no Discovery Travel & Living.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.