Columbia Pictures
Columbia Pictures

No Dia da Marmota, filme 'Feitiço do Tempo' terá maratona no canal Paramount Network

Protagonizado por Bill Murray, 'Groundhog Day' mostra um repórter de meteorologia preso em um dia que se repete infinitamente; veja trailer e curiosidades sobre o filme

Redação, O Estado de S.Paulo

01 de fevereiro de 2021 | 11h00

O dia 2 de fevereiro é conhecido nos Estados Unidos como o Dia da Marmota, tema que conduz o filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day), de 1993. Aproveitando a data, o canal Paramount Network preparou uma maratona, com a exibição ininterrupta da produção, que terá início às 6h11 desta terça-feira, 2. 

Dirigida por Harold Ramis, comédia conta a história de Phil (Bill Murray), repórter de televisão que apresenta as previsões da meteorologia, e que tem de ir a uma pequena cidade fazer uma matéria sobre o aguardado Dia da Marmota. Trabalho feito a contragosto, o jornalista não faz a mínima questão de demonstrar boa vontade com o evento anual, que reúne espectadores do todo o país

Pretendendo ir embora o mais rapidamente possível, Phil fica, inexplicavelmente, preso no tempo, o que faz com que acorde sempre no mesmo dia. No começo, ele usa o fato de forma a ajudá-lo em alguns pontos, acha positivo, mas, com o passar dos dias, percebe que está condenado a vivenciar para sempre os eventos daquele dia. 

A seguir, veja algumas curiosidades sobre o filme Feitiço do Tempo.

  • Há exatamente 38 dias retratados no filme, parcial ou totalmente.
  • Bill Murray foi mordido pela marmota duas vezes durante as filmagens e teve que receber injeções antirrábica, porque eram muito graves.
  • Todos os relógios da lanchonete da cidade estão parados, refletindo a situação de Phil.
  • A cena em que Phil pega o despertador e o joga no chão não saiu como planejado. Bill Murray arremessou o relógio, que mal quebrou, então a equipe usou um martelo para dar a ele uma aparência realmente quebrada. O relógio realmente continuou tocando a música como no filme.
  • O diretor Harold Ramis originalmente queria Tom Hanks para o papel principal, mas voltou atrás, dizendo que Hanks era "muito bom rapaz".
  • Nos extras presentes no DVD do filme, o diretor Harold Ramis afirma que a ideia original era que Phil vivesse no dia 2 de fevereiro por cerca de dez mil anos. Mais tarde, disse que personagem provavelmente viveu no mesmo por cerca de dez anos.
  • A ideia de Phil lendo para Rita (Andie MacDowell) enquanto ela dorme veio de Murray. Sua mulher bebeu muito champanhe na noite de núpcias e adormeceu cedo, então ele leu em voz alta para ela até que ele também adormeceu.
  • Bill Murray, aliás, estava se divorciando na época das filmagens e ficou obcecado com o filme. Ele ligava para Harold Ramis constantemente, muitas vezes nas primeiras horas da manhã. Ramis finalmente enviou o escritor Danny Rubin para conversar com o ator e resolver todas as suas ansiedades, e essa foi uma das razões pelas quais Murray parou de falar com Ramis por vários anos.

 

O que é o Dia da Marmota

Realizado nos Estados Unidos e também no Canadá, o Dia da Marmota é um evento que acontece todo dia 2 de fevereiro, momento em que se observa o comportamento de uma marmota (groundhog), após manter seu período de hibernação, quando poderá se prever a chegada da primavera. Assim, o público presente fica aguardando o movimento do animal que, se voltar para a toca, significará que o inverno será mais longo. E, se for o contrário, a primavera chegará mais rápido.

Essa tradição continua ocorrendo e ganhou força depois que o filme Feitiço do Tempo ganhou popularidade, sendo transformado em um clássico. E, a mais frequentado desses eventos é o que ocorre na cidade de Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, onde, reza a lenda, foi realizada a primeira celebração nos EUA. Antes de chegar em terras americanas, a tradição, que é alemã, era realizada com um texugo (badger) e pode tido influência de celebrações latinas e celtas, na troca de estações.

Apesar estudos afirmem que o comportamento da marmota não esteja ligado com a mudança da estação, a tradição permanece e o público continua aguardando pela reação do animal e sua previsão do tempo. Sempre com muita festa.

 

Tudo o que sabemos sobre:
cinematelevisãoBill Murray

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.