'Masterchef’ se despede ensinando como engajar audiência via Twitter
Imagem Cristina Padiglione
Colunista
Cristina Padiglione
Conteúdo Exclusivo para Assinante

'Masterchef’ se despede ensinando como engajar audiência via Twitter

A 2.ª temporada do Masterchef Brasil termina nesta terça, 15, como exemplo de maior eficiência no engajamento entre TV e redes sociais – via Twitter – no Brasil, até aqui. Em 17 semanas, até a terça passada, dia 8, o programa teve 274 milhões de impressões na rede de microblogs, de meia hora antes de cada episódio até 120 minutos depois. A média de conversa foi de 304 mil tweets por edição – a semifinal chegou a 549 mil posts. Foram 18 semanas de reuniões pontuais sobre cada episódio, entre representantes da Band e do Twitter, explorando todos os detalhes de cenas gravadas e seu potencial para alavancar a audiência. No Ibope, o programa tinha 7 pontos de média até a semana passada, na vice-liderança, ante 4,6 da 1ª temporada, quando a Band ficou em 4º lugar.Com ações como enquetes, cronômetro de posts rodando em alta velocidade na tela e #FlockToUnlock – em que o público tem de votar para desbloquear vídeos inéditos na web –, o telespectador teve a falsa sensação de que podia interferir num programa que já estava todo gravado – só o anúncio da final, hoje, será ao vivo. “A mensagem aqui é: quanto mais o canal de TV abre espaço para a  audiência participar do programa, recompensando-a  na tela, com enquetes e outras ações, a chance de fidelizar esse público, fazendo com que aquilo se torne um evento para o telespectador, é cada vez maior”, diz o diretor de TV do Twitter no Brasil, Sérgio Floris.  “A comunicação tem de ser muito clara, nada pode ser  dúbio”, continua. “O diabo mora nos detalhes. Todo  elemento vivo trazido para a tela é  engajador, por mais que o conteúdo já esteja gravado.”

Cristina Padiglione, O Estado de S. Paulo

15 Setembro 2015 | 03h00

Benjamim Button. O Telecine mandou buscar uma caracterizadora brasileira bem cotada em Hollywood, Bruna Nogueira, para fazer a maquiagem de um ator que surge com 120 anos e vai rejuvenescendo com o passar do tempo, em um filme que celebra os 120 anos do cinema. Acima, três etapas do trabalho que entra no ar hoje e será visto no Festival do Rio.
Deu zebra. Os Dez Mandamentos, novela da Record, vem testando sua performance na concorrência com a nova novela das 9 da Globo desde a estreia de A Regra do Jogo. Até que, na última sexta, as duas empataram em 21,7 pontos, durante o período em que competiram (21h31 às 21h43). E não foi no Recife ou em Goiânia, mas sim na Grande São Paulo.
Por falar em audiência, o instituto GFK, que chega ao Brasil para disputar o mercado com o Kantar Ibope Media, enfim confirma para 1.º de outubro a entrega dos primeiros dados de seu painel de audiência aqui.
O GFK, que ainda tenta persuadir a Band a retomar sua parceria com o instituto, promove festa de lançamento em 19/10, em São Paulo.
1 milhão de seguidores o SBT atingiu no Instagram, somando  1.223 publicações (fotos e vídeos), mais de 2,8 milhões de likes,  74,2 mil comentários  e mais de 700 mil fotos na hashtag #SBT

“Ficamos doentes na mesma época. Trocamos força, rimos, comemoramos vitórias. Betty, musa, RIP...”

Astrid Fontenelle SOBRE BETTY LAGO NAS REDES SOCIAIS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.