A 2.ª temporada do Masterchef Brasil termina nesta terça, 15, como exemplo de maior eficiência no engajamento entre TV e redes sociais – via Twitter – no Brasil, até aqui. Em 17 semanas, até a terça passada, dia 8, o programa teve 274 milhões de impressões na rede de microblogs, de meia hora antes de cada episódio até 120 minutos depois. A média de conversa foi de 304 mil tweets por edição – a semifinal chegou a 549 mil posts. Foram 18 semanas de reuniões pontuais sobre cada episódio, entre representantes da Band e do Twitter, explorando todos os detalhes de cenas gravadas e seu potencial para alavancar a audiência. No Ibope, o programa tinha 7 pontos de média até a semana passada, na vice-liderança, ante 4,6 da 1ª temporada, quando a Band ficou em 4º lugar.
Com ações como enquetes, cronômetro de posts rodando em alta velocidade na tela e #FlockToUnlock – em que o público tem de votar para desbloquear vídeos inéditos na web –, o telespectador teve a falsa sensação de que podia interferir num programa que já estava todo gravado – só o anúncio da final, hoje, será ao vivo.
“A mensagem aqui é: quanto mais o canal de TV abre espaço para aaudiência participar do programa, recompensando-ana tela, com enquetes e outras ações, a chance de fidelizar esse público, fazendo com que aquilo se torne um evento para o telespectador, é cada vez maior”, diz o diretor de TV do Twitter no Brasil, Sérgio Floris.“A comunicação tem de ser muito clara, nada pode serdúbio”, continua. “O diabo mora nos detalhes. Todoelemento vivo trazido para a tela éengajador, por mais que o conteúdo já esteja gravado.”
Benjamim Button. O Telecine mandou buscar uma caracterizadora brasileira bem cotada em Hollywood, Bruna Nogueira, para fazer a maquiagem de um ator que surge com 120 anos e vai rejuvenescendo com o passar do tempo, em um filme que celebra os 120 anos do cinema. Acima, três etapas do trabalho que entra no ar hoje e será visto no Festival do Rio.
Deu zebra. Os Dez Mandamentos, novela da Record, vem testando sua performance na concorrência com a nova novela das 9 da Globo desde a estreia de A Regra do Jogo. Até que, na última sexta, as duas empataram em 21,7 pontos, durante o período em que competiram (21h31 às 21h43). E não foi no Recife ou em Goiânia, mas sim na Grande São Paulo.
Por falar em audiência, o instituto GFK, que chega ao Brasil para disputar o mercado com o Kantar Ibope Media, enfim confirma para 1.º de outubro a entrega dos primeiros dados de seu painel de audiência aqui.
O GFK, que ainda tenta persuadir a Band a retomar sua parceria com o instituto, promove festa de lançamento em 19/10, em São Paulo.
1 milhão de seguidores o SBT atingiu no Instagram, somando1.223 publicações (fotos e vídeos), mais de 2,8 milhões de likes,74,2 mil comentáriose mais de 700 mil fotos na hashtag #SBT
“Ficamos doentes na mesma época. Trocamos força, rimos, comemoramos vitórias. Betty, musa, RIP...”
Astrid Fontenelle SOBRE BETTY LAGO NAS REDES SOCIAIS