
17 de novembro de 2013 | 20h38
Se, nos tempos da MTV, Luiz Thunderbird revirava o acervo de fitas do canal musical com videoclipes e programas antigos nas cerca de duas décadas de existência da emissora, agora, o apresentador vai mais fundo na história. A partir das 20 horas de hoje, ele vai remexer nos arquivos da TV Cultura para encontrar imagens de fatos importantes da humanidade e colocá-los em xeque no programa 'Caçadores de Mitos'.
"Vamos investigar se o homem chegou mesmo à Lua. Eu tinha oito anos e me lembro vagamente. Foi um fenômeno", conta o apresentador de 52 anos. A atração será um híbrido do formato original, criado para o Discovery Channel, nos EUA. Thunderbird vai se revezar com os apresentadores Adam Savage e Jamie Hyneman. "Eu interrompo o bloco e falo de mitos nacionais e internacionais."
Thunderbird diz que a sede da nova emissora está cheia de histórias. "Venho aqui como artista desde 1987 por causa da minha banda, Devotos de Nossa Senhora Aparecida. Andei passeando com a minha lambreta e me deparei com alguns mitos, como o Antônio Abujamra", brinca. Eventualmente, o apresentador pode gravar fora do estúdio para mostrar curiosidades da TV Cultura. "A árvore do Castelo Rá Tim Bum já é a minha casa", diverte-se.
Como o Caçadores de Mitos já chega editado à emissora, o apresentador inseriu suas entradas a partir do que é falado na versão original. "Eu e o Rafael (Opipari, diretor) nos reunimos para assistir e ficamos enlouquecendo nas ideias. Esse é um programa em que eu posso pirar. Tem até um carrinho de rolimã para usar (em cena)".
Para dar um ar de brincadeira, Luiz Thunderbird ficará o tempo todo com um uniforme que lembra o figurino de Walter White, personagem de Bryan Cranston na série Breaking Bad. "Também temos o Thunderbuster, um boneco que participa de experiências. Mas ele não é uma versão minha, é só um boneco, não se parece comigo", avisa.
Além de questões históricas, o programa vai abordar mitos do dia a dia. "Teremos coisas populares, como a história de misturar leite com manga ou falar sobre o soluço. Essas coisas em que o ser humano ainda não chegou à raiz do problema."
Depois de anos à frente das câmeras, o apresentador deixou de tratar o trabalho na televisão como um mito. "Eu entro na casa do sujeito e as pessoas vêm falar, criam um vínculo. Não é porque o cara está dentro da TV da sala mandando um beijo que ele é necessariamente meu amigo", sentencia.
Com o rosto associado à MTV, onde deu expediente quatro vezes, desde a inauguração, em 1990, até setembro deste ano, quando o Grupo Abril deixou o controle da emissora, Thunderbird afirma ouvir lamentos do público sobre a mudança no canal. "Trabalhei muito com poucos recursos lá. Estava no prédio na última transmissão. Mas meu amigo Supla está lá, cuidando dela."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.