Jimmy Fallon pede desculpas por blackface no 'Saturday Night Live'

Programa que foi ao ar 20 anos atrás reapareceu nas redes sociais recentemente; 'Não há desculpas para isso', ele disse

PUBLICIDADE

Por Sandra E. Garcia
Atualização:

Jimmy Fallon, apresentador do The Tonight Show, pediu desculpas nesta terça-feira, 26, por usar uma blackface ao representar o comediante Chris Rock no Saturday Night Live duas décadas atrás.

O apresentador Jimmy Fallon na bancada do 'The Tonight Show' Foto: Andrew Lipovsky/NBC

"Em 2000, quando eu estava no SNL, eu tomei uma decisão terrível de representar Chris Rock usando uma blackface,” disse Jimmy Fallon no Twitter. "Não há desculpas para isso. E sinto muito por ter tomado essa decisão inquestionavelmente ofensiva e agradeço a todos por me responsabilizarem", ele escreveu. 

PUBLICIDADE

No vídeo que ressurgiu nas redes sociais recentemente, Fallon aparece do lado oposto de Darrell Hammond, que estava imitando o apresentador de TV Regis Philbin. Fallon usa uma blusa de gola alta, uma jaqueta preta de couro e uma peruca. Seu rosto está coberto com maquiagem preta. Ele aperece na esquete por menos de um mininuto. "Eu vi 'Quem Quer Se Um Milionário' e adivinhe... Não há muitos negros", disse na programa. E completou: "Sabe por que? Porque os negros não gostam de responder perguntas. Oh, eles querem ser milionários, mas você precisa perguntar a eles perguntas do tipo: Em 1981, quantos gramas de crack Rick James fumou quando ele gravou Super Freak?"

Fallon não quis comentar sobre o restante do programa. Rock não respondeu aos pedidos de um posicionamento. Fallon não é o único do programa a usar blackface no passado. Um vídeo de Jimmy Kimmel, apresentador do Jimmy Kimmel Live, da ABC, usando uma blackface enquanto representava o jogador da NBA Karl Malone em The Man Show, ressurgiu no ano passado. Kimmel não falou sobre o vídeo recentemente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.