HBO
HBO

HBO Latina e Espanha se unem para série documental 'Destino Rússia'

Série sobre a Copa do Mundo de 2018 é a primeira coprodução entre América Latina e Europa da HBO

Pedro Rocha, Especial para o Estado

06 Abril 2018 | 00h00

A Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia em junho, motivou as unidades da HBO da América Latina e da Espanha a se unirem, pela primeira vez. Destino Rússia, série documental sobre a copa, estreia nesta sexta-feira, 6, no Brasil, às 22h30. 

A primeira co-produção entre a HBO Latina e Espanha é a terceira temporada de uma série já feita antes por aqui para as copas da África do Sul e do Brasil. No primeiro episódio, as gerações de jogadores que passaram pela seleção da Espanha e a história de superação do colombiano Carlos Bacca. Argentina, Brasil, México e Uruguai​ são outros países que serão retratados nas 20 histórias dos 10 episódios da temporada. 

“A série não é sobre estrelas do futebol ou grandes gols, e sim sobre contar histórias e encontrar personagens emocionantes no futebol”, explica Roberto Rios, produtor brasileiro da série e vice-presidente corporativo de Produções Originais da HBO Latin America. “Acredito que essa série representa a grande paixão brasileira amplificada a nível global.”

Miguel Salvat, chefe de Produções Originais da HBO Espanha, concorda. “Por mais que tenhamos produções excepcionais na HBO Europa, topamos a parceria pela oportunidade de contar diferentes histórias e com diversos pontos de vista”, explica. “Não buscamos essas histórias por nacionalidades, e sim pela emoção.”

++ ‘O Negócio’, da HBO, chega ao fim com marca invejável de quatro temporadas

O trabalho conjunto, apesar da distância, não foi difícil, e deixa em ambos o desejo de repetir a parceria no futuro. “Conversamos muito para encontrar uma narrativa em comum”, esclarece Roberto sobre a produção lá e cá. “Não queríamos criar um Frankenstein”, completa. “Temos uma relação boa por falar a mesma língua”, adiciona ainda Miguel, se referindo não apenas ao idioma espanhol, como ao futebol. 

Para uma maior identificação do público, a série foi finalizada em três versões. Uma narrada em português e com apresentador brasileiro, para o Brasil, uma em espanhol com apresentador argentino, para o restante da América Latina, e mais uma com apresentador espanhol, para a Europa. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.