Arquivo/AE
Arquivo/AE

Há 60 anos era inaugurada a TV Tupi, primeira emissora de TV do Brasil

Estreia foi assistida apenas por alguns dos donos de 200 aparelhos

Rose Saconi, Arquivo Estado

18 Setembro 2010 | 11h01

A televisão brasileira completa hoje 60 anos de existência. A TV Tupi, inaugurada em caráter definitivo em 18 de setembro de 1950 em São Paulo, como PRF-3 TV Tupi-Difusora, Canal 3, foi a primeira emissora de televisão brasileira, graças ao empenho de um grupo de empresários, artistas e técnicos que acreditaram no sonho de fazer televisão no Brasil.

Planejada desde 1946, a Tupi integrava o império jornalístico Diários e Emissoras Associados, comandado por Assis Chateaubriand.

Veja também:

link Anúncio de inauguração da TV Tupi mais imagens

Susto

Foi uma noite histórica, cheia de nervosismo e improvisação. O show de variedades apresentado no programa inaugural foi produzido em um mês e ensaiado rigorosamente uma semana antes de ir ao ar. Estava tudo pronto quando uma das câmeras falhou. O diretor Cassiano Gabus Mendes decidiu que o programa tinha que ir ao ar "do jeito que desse".

Esqueceram-se as marcações de script e foi assim que começou a Tupi, com um show protagonizado por artistas como Hebe Camargo, Wilma Bentivegna, Walter Foster, Lia de Aguiar, Lima Duarte, Romeu Feres, Lolita Rodrigues, entre outros.

A noite de estreia da programação foi assistida apenas por alguns dos proprietários dos 200 aparelhos contrabandeados e distribuídos pelo próprio Chateaubriand e por curiosos que se aproximaram dos 22 receptores distribuídos em vitrines de 17 lojas no centro de São Paulo.

O alcance da transmissão era de cerca de cem quilômetros, abrangendo cidades como Campinas e Santos. Um ano e alguns meses depois, no final de 1951, estimava-se que existiam no Brasil cerca de sete mil aparelhos de televisão, a maioria em São Paulo e o restante no Rio.

Instalada em tempo recorde, a TV Tupi de São Paulo começou sua programação de maneira improvisada, com shows que repetiam modelos radiofônicos, teleteatros, telefilmes e seriados estrangeiros. Alguns programas como O céu é o limite, de perguntas e respostas, e Esta é a sua vida, homenagem por meio de depoimentos de amigos, tinham o formato inspirado na televisão americana.

Quatro meses depois da instalação em São Paulo, em janeiro de 1951, a empresa inaugurara a TV Tupi Rio.

A Tupi encerrou suas atividades em 1980, com a cassação de sua concessão, depois de uma turbulenta história de glórias e decadência, toda ela centralizada em Chateaubriand.

Saiba mais:

link  A TV Tupi de São Paulo foi a primeira emissora de TV do Brasil e da América do Sul.

link  O transmissor de televisão comprado pela RCA foi colocado no topo do prédio do Banco do Estado de São Paulo (Banespa).

link  As imagens foram geradas a partir de um estúdio na Rua 7 de abril, no centro.

link  "Está no ar a televisão do Brasil", disse uma voz de uma criança de cerca de cinco anos de idade que aparecia vestida de índio, igual ao logotipo do canal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.