Garibaldo ganha amiga local

Chegou ao fim a espera de quase 30 anos pela volta da vila mais famosa do mundo. Estréia amanhã, na TV Cultura, a nova Vila Sésamo, série que cativou a criançada dos anos 70 e lançou a hoje internacional Sônia Braga.Sucesso em cerca de 120 países, a co-produção entre Cultura e Sesame Workshop, ONG educacional que detém os direitos do programa, traz a turma do grande pássaro Garibaldo de volta ao Brasil com novo formato, novo cenário e uma personagem criada exclusivamente para o País: Bel, uma espevitada monstrinha pink de 3 anos. Juntos, ela e Garibaldo farão brincadeiras, charadas e darão aulas sobre alfabetização, meio ambiente e amizade. Tudo com o objetivo de familiarizar o público infantil de 3 a 6 anos com os números, letras, sons, cores e livros, além de aguçar a imaginação, o raciocínio e a curiosidade dos pequenos.Ênio, Beto, Elmo, Come-Come, Zoe e os outros personagens famosos no Sesame Street (nome original da vila) também aparecerão, mas sempre em quadros gravados no exterior.Como manda a tradição na Vila Sésamo, não poderiam faltar as danças e canções. Na nova edição haverá um quadro de clipes inéditos com músicas nacionais, interpretadas por artistas como Vanessa da Mata (que canta a canção de abertura) e Zeca Baleiro.Crianças anônimas também entram em cena. Para retratar diferentes costumes, culturas e brincadeiras brasileiras, serão apresentados minidocumentários gravados com meninos e meninas de diversas regiões do País. Assim, será possível conhecer, por exemplo, a vida de crianças indígenas e de comunidades ribeirinhas da Amazônia que usam barcos como meio de transporte, a rotina de quem mora na fazenda e vai à escola de charrete, ou ainda crianças que fazem parte de projetos de cultura afro na Bahia.Nessa primeira etapa da volta da turma às telinhas, que terá 78 episódios, foram investidos R$ 2 milhões. "É um investimento considerável, mas não muito grande se comparado à qualidade e finalidade educativa do programa", afirma o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun.Para o início do ano que vem está prevista a estréia da série no canal pago TV Rá Tim Bum, também da Fundação.REGRAS PRÓPRIASDurante o longo período em que o Vila Sésamo ficou longe da TV brasileira diferentes emissoras tentaram ressuscitar o programa. Em 2003, o Canal Futura chegou a anunciar que havia fechado contrato com a Sesame Workshop. Mas a negociação não foi adiante. A Cultura começou a namorar o projeto há coisa de três anos. Para o coordenador de Marketing da Fundação Padre Anchieta, Cícero Feltrin, a demora na volta da turma ocorreu porque a Sesame não encara o Vila Sésamo como um programa, mas como um movimento. "A lógica deles não é comercial e, por isso, não pensam em ter maior faturamento. Eles levam em conta qual importância o projeto terá para o canal e se a proposta é compatível com os objetivos da organização."Os países que exibem Vila Sésamo devem seguir rigorosamente os preceitos pedagógicos da entidade. Não é permitido veicular anúncios durante a atração - nem dos produtos licenciados pela marca. Aqui, os patrocinadores terão três minutos diários em uma hora para exibir suas marcas em mensagens educativas.Para Feltrin, o que mais demandou tempo foi a definição do quanto seria feito no País. "Hoje são 20% de produção nacional, mas isso pode subir nas próximas edições da série."

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