Especial 'Orange is The New Black': Resumo da 1ª temporada

Lançada em julho de 2013, primeira parte da série foca nas histórias pregressas das mulheres de Litchfield

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Orange is The New Black estreou no dia 11 de julho de 2013, com a famosa abertura ‘You’ve Got Time’, interpretada por Regina Spektor. A primeira temporada foca na adaptação de Piper à vida na prisão, seu relacionamento com Alex e a história pregressa das mulheres de Litchfield. 

Piper chega à prisão de Litchfield Foto: Netflix

PUBLICIDADE

Recém-chegada a Litchfield, Piper, uma mulher branca de classe média-alta na casa dos 30, tenta se adaptar a sua nova realidade. Privilegiada, é favorecida por seu conselheiro, Sam Healy, um racista e homofóbico inverterado com problemas no casamento. Por outro lado, sofre constantes ataques de suas colegas de prisão.

As personagens são apresentadas aos poucos, por meio de flashbacks – cada episódio usa o recurso para contar uma história. Red, por exemplo, é uma imigrante russa que foi presa após uma confusão com mulheres de famílias poderosas. Sophia é uma mulher transsexual que, antes de se descobrir como tal, era bombeiro casado e com filho. Aleida e Daya, mãe e filha, se envolveram romanticamente com o mesmo homem, um traficante.

Alguns arcos se destacam. O primeiro é a história de Sophia, que precisa tomar hormônios regularmente e sofre com a racionalização dos remédios imposta pela prisão. Outro é o de Miss Claudette, uma mulher que foi traficada ainda menina para pagar a dívida dos pais, obrigada a trabalhar como empregada doméstica e presa após assassinar um homem para proteger uma menina como ela.

A personagem Sophia, interpretada por Laverne Cox Foto: Netflix

Suzanne Crazy Eyes também é uma personagem importante. Adotada por pais brancos, sofre de problemas mentais e não é levada a sério por ninguém – nem mesmo por Piper. É uma personagem doce com uma história extremamente melancólica.

Drogas é um dos temas principais da primeira temporada. De um lado, existem as viciadas, geralmente brancas, em heroína. Por outro, várias personagens negras e latinas foram enviadas à prisão por tráfico ou posse de pequenas quantidades. 

Algumas das personagens principais de OITNB: Taystee, Watson e Poussey Foto: Netflix

Muita coisa na série gira em torno de relacionamentos: Nicky e Morello, Larry-Piper-Alex, e Daya e o guarda Benett, que fazem um filho. Para proteger o guarda, aliás, Daya finge ter sido estuprada por Pornstache, um guarda predatório que abusa das internas de Litchfield. 

Publicidade

A primeira temporada apresentou a diversidade que marcaria a história da série. Partes significativas das personagens principais são negras, latinas, e/ou bissexuais e lésbicas. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.