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Episódio final de 'American Idol' marca recuperação na audiência

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Por Redação
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A surpreendente vitória do roqueiro David Cook na edição deste ano do "American Idol" atraiu quase 32 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, na quarta-feira à noite, ou 3 por cento a mais do que a final do ano passado, afirmou na quinta-feira o Nielsen Media Research. O programa de duas horas transmitido pelo canal de TV Fox tornou-se o episódio com a segunda maior audiência desse popular concurso de talentos, nesta temporada, ficando atrás apenas do episódio de abertura, que registrou mais de 33 milhões de telespectadores e foi ao ar em janeiro. A boa notícia vinda do instituto Nielsen aparece após a atração ter registrado recordes negativos de audiência ao longo de semanas. E o "American Idol" terminou sua temporada anual com números de audiência absoluta e relativa menores junto aos telespectadores de 18 a 49 anos de idade, a fatia mais cobiçada pelos anunciantes. Este é o segundo ano consecutivo em que a temporada perde audiência, apesar de sua popularidade final poder vir a ser corrigida quando os números definitivos do Nielsen chegarem. O programa, que costuma ir ao ar duas vezes por semana, ficou com uma audiência média de 28,1 milhões de telespectadores por episódio na atual temporada, ou menos do que a média de 30,8 milhões no auge da atração, em 2006. Mas continua a ser, de longe, o programa mais popular da TV norte-americana. A inesperada vitória de Cook, 25, que trabalhava em um bar e tocava em uma banda antes de fazer o teste para a competição, revelou-se um dos finais mais inesperados da série. O rival dele, David Archuleta, 17, antes chamado de "O Escolhido" e tido como o favorito, terminou em segundo lugar após a noite de terça-feira, última em que os concorrentes se apresentaram. Nesse dia, registrou-se um recorde de 97,5 milhões de votos dados pelos fãs. (Reportagem de Steve Gorman)

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