Ela sabe como arrancar lágrimas da audiência

FAZ PARTE DO SHOW: Autora de 'Life UneXpected' dá a receita de um bom drama

Etienne Jacintho, de O Estado de S. Paulo

12 de junho de 2010 | 16h00

Os atores Austin Basis, Kristtofer Polaha, Brittany Robinson, Shiri Appleby e Kerr Smith, na série que o Liv exibe às segundas, às 22h;

 

Life UneXpected chegou sem alarde e conquistou todo mundo que começou a acompanhar a vida de Lux, a adolescente de 16 anos que, depois de viver em lares adotivos, acaba sob a guarda de seus pais biológicos, Cate e Baze. Vista pelo canal Liv, a série é fofa, despretensiosa e, não à toa, tem roteiro emocionante e cheio de reviravoltas. Afinal, Life UneXpected foi criada por Liz Tegelaar, que assina episódios de séries como Brothers & Sisters, What About Brian, Dawson’s Creek, American Dreams e Dirty Sexy Money. Por telefone, ao Estado, pouco antes de a série ser renovada, Liz contou que a história de Lux veio de sua própria experiência e falou da sequência da série, que trará mais personagens e novas emoções.

 

Como surgiu a ideia da série?

Quando você faz um esboço de um roteiro, tende a colocar ali um pouco de sua própria experiência. Sou adotada e sempre pensei em quem seriam meus pais biológicos. Acho que qualquer pessoa que cresce sem os pais biológicos cria essa fantasia. Quis explorar essa ideia e também histórias de pessoas que estão amadurecendo. Essa é a história também desses adultos que precisam crescer para serem pais.

 

Foi difícil encontrar a atriz perfeita para viver Lux? Brittany Robertson está ótima no papel.

Foi tão fácil! A CW nos apresentou Brittany antes de começarmos o processo de casting. Tínhamos certeza de que não iríamos contratar a primeira pessoa que aparecesse, mas ela fez o teste e falei: "Vamos contratá-la. Ela é incrível!" Então, encontrar a protagonista da série foi a parte mais fácil de todo o processo de audições.

 

E os outros papéis?

Foi muito mais difícil. Vimos muitos testes. Quando Kris (Kristoffer Polaha) apareceu para fazer Nate, ele foi certeiro. Continuamos a procurar e foi ficando cada vez mais claro que ele era o cara. Shiri (Appleby, a Cate) tinha decidido ficar fora da série e, no último minuto, decidiu voltar. Kerr (Smith, o Ryan) fez teste para um papel que era pequeno e aumentamos para poder tê-lo... Agora, temos esse elenco maravilhoso.

 

O que vamos ver na segunda temporada?

Não quero adiantar muito, mas, no fim da primeira temporada, o público sabe quem são esses personagens, pois mostramos as vidas de cada um isoladamente. E, na segunda temporada, vamos aproximar mais esses personagens. No primeiro ano, mostramos essas pessoas se tornando uma família e, agora que eles são uma família, para onde vão? Baze quer crescer e vamos ver essa batalha.

 

Você pensa em trazer novos personagens para a série?

Sim, vamos trazer de volta os personagens da primeira temporada como Tash, Bug , o pai de Baze, Abby, Alice, Jones... E adicionar outros personagens para gerar novos dramas.

 

Deve ser difícil esperar pelo uma emissora decidir se uma série vai ou não continuar....

Sim. É horrível esperar para ver se você vai continuar fazendo algo que ama. Mas há tanta gente esperando por essa resposta. Há o elenco, a equipe, os assistentes e, agora, os fãs... Isso torna tudo diferente. É bom porque você sabe que não está sozinha (risos).

 

Você esteve envolvida em várias séries dramáticas.

O que um bom drama deve ter para ser bem-sucedido?

O elemento mais básico é se importar e cuidar dos personagens. Eles têm de querer muito algo e têm de ter defeitos e obstáculos que os impeçam de alcançar o que querem. A maioria das séries em que trabalhei tinha uma família ou um grupo de amigos que era como uma família e acho que isso faz um drama de sucesso. Fora os triângulos amorosos... Mas as pessoas precisam se identificar com os personagens, criar uma conexão, acompanhar os obstáculos e as superações.

Tudo o que sabemos sobre:
Life UneXpected

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.