REUTERS/Patrick T. Fallon
REUTERS/Patrick T. Fallon

Criador de 'The Walking Dead' processa emissora que exibe a série

Robert Kirkman e outros produtores entraram com uma ação contra a AMC por considerar que a divisão dos lucros do show não tem sido justa entre todas as partes

EFE

15 Agosto 2017 | 11h25

LOS ANGELES - O criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, e vários produtores da série de zumbis denunciaram nesta segunda-feira, 14, a rede de televisão AMC por considerar que a divisão dos lucros do show não tem sido justa entre todas as partes.

A ação foi apresentado em um juizado de Los Angeles por Kirkman, que também é autor dos quadrinhos de The Walking Dead, e pelos produtores Glen Mazzara, David Alpert e Gale Anne Hurd.

"Este caso surge a partir do não cumprimento por parte de um grande conglomerado de entretenimento de obrigações contratuais com a equipe criativa, o talento detrás de uma série televisiva longeva, muito rentável e extremamente exitosa", diz a denúncia.

A acusação baseia seus argumentos no fato de a empresa ter se aproveitado de uma integração vertical de sua estrutura para levar mais benefícios do que deveria.

AMC Studios é a companhia que se encarrega de produzir a série, enquanto a AMC Network é a cadeia que a exibe, ambas propriedade do grupo AMC - a diferença entre as empresas, alega Kirkman, dá mais benefícios ao conglomerado.

Graças à integração vertical, os denunciantes afirmam que a AMC não está pagando royalties a "preço de mercado", como fez nas séries em que não controlava o processo de produção, como em Breaking Bad e Mad Men.

Também fazem parte das reclamações os lucros de Fear the Walking Dead e Talking Dead.

Na semana passada, Kirkman também anunciou uma parceria com a Amazon.

A AMC respondeu nesta segunda-feira, 14, que esse tipo de denúncia é muito comum na indústria e só servem para tentar se aproveitar do êxito de uma produção. A companhia acrescentou que tem um "enorme respeito e gratidão" pelo trabalho das pessoas que apresentaram a denúncia, e que pretende continuar trabalhando com elas.

A oitava temporada de The Walking Dead estreia no dia 22 de outubro.

Mais conteúdo sobre:
Amazon Televisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.