Criador de 'The Walking Dead' processa emissora que exibe a série

Robert Kirkman e outros produtores entraram com uma ação contra a AMC por considerar que a divisão dos lucros do show não tem sido justa entre todas as partes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LOS ANGELES - O criador de The Walking Dead, Robert Kirkman, e vários produtores da série de zumbis denunciaram nesta segunda-feira, 14, a rede de televisão AMC por considerar que a divisão dos lucros do show não tem sido justa entre todas as partes.

PUBLICIDADE

A ação foi apresentado em um juizado de Los Angeles por Kirkman, que também é autor dos quadrinhos de The Walking Dead, e pelos produtores Glen Mazzara, David Alpert e Gale Anne Hurd.

"Este caso surge a partir do não cumprimento por parte de um grande conglomerado de entretenimento de obrigações contratuais com a equipe criativa, o talento detrás de uma série televisiva longeva, muito rentável e extremamente exitosa", diz a denúncia.

O produtor Robert Kirkman, criador de 'The Walking Dead' Foto: REUTERS/Patrick T. Fallon

A acusação baseia seus argumentos no fato de a empresa ter se aproveitado de uma integração vertical de sua estrutura para levar mais benefícios do que deveria.

AMC Studios é a companhia que se encarrega de produzir a série, enquanto a AMC Network é a cadeia que a exibe, ambas propriedade do grupo AMC - a diferença entre as empresas, alega Kirkman, dá mais benefícios ao conglomerado.

Graças à integração vertical, os denunciantes afirmam que a AMC não está pagando royalties a "preço de mercado", como fez nas séries em que não controlava o processo de produção, como em Breaking Bad e Mad Men.

Também fazem parte das reclamações os lucros de Fear the Walking Dead e Talking Dead.

Publicidade

Na semana passada, Kirkman também anunciou uma parceria com a Amazon.

A AMC respondeu nesta segunda-feira, 14, que esse tipo de denúncia é muito comum na indústria e só servem para tentar se aproveitar do êxito de uma produção. A companhia acrescentou que tem um "enorme respeito e gratidão" pelo trabalho das pessoas que apresentaram a denúncia, e que pretende continuar trabalhando com elas.

A oitava temporada de The Walking Dead estreia no dia 22 de outubro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.