Tonya Wise/Invision/AP, File
Tonya Wise/Invision/AP, File

Cocriador de 'Os Simpsons' Sam Simon morre aos 59 anos

Simon venceu nove prêmios Emmy pelo seu trabalho como roteirista, diretor e produtor-executivo do seriado

Reuters

10 Março 2015 | 08h55

Sam Simon, um dos cocriadores da série de desenhos animados Os Simpsons e ferrenho filantropo em prol dos animais, morreu aos 59 anos após lutar contra um câncer de cólon, disse seu agente nesta segunda-feira, 9.

Simon venceu nove prêmios Emmy pelo seu trabalho como roteirista, diretor e produtor-executivo em Os Simpsons, série de comédia que estreou em 1989 e conquistou uma enorme audiência mundial ao retratar a vida de um pai desajeitado e sua excêntrica família.

O produtor-executivo do programa, Al Jean, disse no Twitter que Simon era "um grande homem; devo tudo a ele". Jean pediu aos fãs que homenageassem a memória de Simon fazendo alguma boa ação aos animais.

Crescido em Beverly Hills, na Califórnia, Simon logo escolheu a arte como meio de vida e vendia ilustrações aos jornais de San Francisco enquanto ainda era um estudante na Universidade Stanford.

Após se formar, seu primeiro grande trabalho se deu quando os produtores do popular show de TV Táxi filmaram um roteiro escrito por ele em 1981.

Em 1988, ele se juntou ao produtor James Brooks e ao desenhista Matt Groening para criar uma série para o horário nobre do canal Fox, Os Simpsons, um dos programas mais duradouros da TV norte-americana e sua temporada mais recente estreou em 2014.

Mais conteúdo sobre:
Os Simpsons

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.