Beijo gay repercute nas redes sociais

Celebridades e ativistas da causa LGBT comemoram exibição

Celso Filho, Especial para o Estado

01 de fevereiro de 2014 | 15h31

Atualizada às 16h37

SÃO PAULO - O primeiro beijo gay protagonizado em uma novela da TV Globo tem rendido assunto na internet e puxou a audiência do último capítulo de Amor à Vida, exibido na noite desta sexta-feira, 31. No Twitter, o casal formado pelos personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) ainda estão entre os dez assuntos mais comentados no Brasil neste sábado.

No microblog, a atriz Paula Braun, esposa de Mateus Solano, agradeceu o carinho dos fãs do marido e parabenizou a equipe da novela. "Orgulho de ter participado e muito orgulho do marido. Pela sensibilidade e entrega. Pelo ator sem tamanho de tão perfeito", postou.

A atriz também mandou um recado para o autor da novela Walcyr Carrasco: "Parabéns @WalcyrCarrasco pelo final emocionante. Você fez história. E parabéns @rede_globo pelo importante passo. Muito feliz e orgulhosa!" O ator Thiago Fragoso também agradeceu o carinho dos fãs. "Muito feliz! Obrigado pelas mensagens, obrigado por tudo."

Walcyr Carrasco também aproveitou o Twitter para agradecer o carinho dos internautas: "Amigos queridos, são mais de 2 mil mensagens e não dá pra responder a todos pessoalmente. Mas obrigado pela força que me deram! Beijão." A cantora Daniela Mercury, que assumiu sua homossexualidade no ano passado, também comemorou o beijo gay. "Foi um gol do Brasil. Foi maravilhoso!", afirmou, em entrevista ao telejornal RJTV.

No exterior, a drag queen norte-americana Ru Paul, estrela do reality show Ru Paul’s Drag Race e ativista do movimento LGBT, também comemorou o beijo gay com internautas em português. Entre as postagens no Twitter, ela comentou: "O beijo gay sentido em todo o mundo! Parabéns, Brasil".

Militantes da causa gay no Brasil também elogiaram a exibição do beijo. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) comentou: "Estou em prantos! Amor à vida! Que emocionante essa cena! Que redenção linda! Rosto chorando alto Parabéns Mateus Solano!". O presidente do Grupo Diversidades Toni Reis disse que a cena foi um marco na luta contra a homofobia no País. "Que venham muitos beijos. Beijo é somente um beijo, não existem beijo hétero ou beijo gay. Existe beijo. Existe carinho e afeto", disse em sua página pessoal no Facebook.

Crítica. O deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), famoso por suas declarações polêmicas contra homossexuais, postou na rede social que foi procurado pela imprensa para comentar a cena, mas que não havia visto a novela. "Eu estava ministrando uma multidão de pessoas em Recife onde vidas se renderam a Cristo. Pelo que ouvi falar desta novela já era esperado", tuitou o pastor. "Eu teria algo a dizer caso fosse exibido numa programação infantil, pois com estes me preocupo, mas pelo horário exibido só adultos viram", complementou.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.