China Stringer/ Reuters
China Stringer/ Reuters

Atriz chinesa interpretando mulher negra em programa de TV provoca acusações de racismo

Em apresentação nas comemorações do Ano Novo Lunar, na China, Lou Naiming surgiu com rosto e braços pintados de marrom

John Ruwitch, Reuters

16 de fevereiro de 2018 | 12h43

Um quadro da popular apresentação de Ano Novo Lunar exibida pela televisão estatal da China, no qual uma atriz chinesa foi caracterizada para parecer africana, desencadeou acusações de racismo na internet.

A atriz Lou Naiming apareceu no palco com roupas coloridas, rosto e braços pintados de marrom, carregando um cesto de frutas na cabeça e acompanhada por uma pessoa vestida de macaco.

Durante a apresentação, uma negra que interpretava sua filha declarou que queria estudar na China, mas que temia que sua mãe não aprovaria.

Lou respondeu: “Por que eu não concordaria? Uma equipe médica chinesa de voluntários salvou minha vida quando eu era jovem. Agora, crianças chinesas estão construindo uma ferrovia para nós... eu amo os chineses. Amo a China!”

A internet foi repleta de críticas depois da exibição da apresentação na noite de quinta-feira, 15, véspera do Ano Novo Lunar.

“A discriminação racial foi muito clara”, escreveu o usuário de um microblog que se identifica como Chen Fei Tutu.

“Isto é nossa nação propagando valores chineses? Quando brancos nos discriminam ficamos muito insatisfeitos, mas agora estamos discriminando africanos dessa maneira explícita. Que vergonha.”

O Ministério de Relações Exteriores chinês não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre as alegações de racismo feito pela Reuters nesta sexta-feira, 16.

 

Tudo o que sabemos sobre:
teatrotelevisãoChina [Ásia]racismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.