Assista na TV

Assista na TV

Godard e o ocaso da civilização dos automóveis

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

02 Dezembro 2018 | 06h01

Filmes

Week-End à Francesa

Week-End. (França, 1968.) Dir. de Jean-Luc Godard, com Mireille Darc, Jean Yanne, Jean-Pierre Léaud, Anne Wiazemsky.

Maio de 68 estava inteiro em A Chinesa, o longa de Godard, de 1967, que provocou polêmica nas assembleias populares, durante o movimento dos estudantes em Paris, como se viu em O Formidável, de Michel Hazanavicius, com Louis Garrel como Jean-Luc. No chamado ano que não termina nunca, Godard estava denunciando a civilização do automóvel, filmando um congestionamento imenso que paralisava a França. Tudo começa com um casal, Mireille Darc e Jean Yanne, que deixa Paris, de carro. Não conseguem ir longe. As estradas estão travadas. Discussões filosóficas, ideológicas, violência. O mundo em colapso. É curioso, mas contemporâneo de Godard, Luis Alcoriza fez no México outro filme de tema parecido – Mecânica Nacional. O tempo passou e 30 anos depois, (re)ver Week-End mostra o quanto Godard foi profético quanto aos rumos do Ocidente.

Telecine Cult, 20h05. Reprise, colorido, 105 min.


VEJA TAMBÉM

A Chinesa

La Chinoise. (França, 1967.) Dir. de Jean-0luc Godard, com Jean-Pierre Léaud, Anne Wiazemsky, Juliet Berto.

Godard e seu filme premonitório de Maio de 68. Estudantes trancam-se num apartamento para discutir a Guerra do Vietnã, a revolução. Cena clássica – o pedido de socorro à então URSS. 

Telecine Cult, 18h15. Reprise, colorido, 99 min.


O Bando à Parte

Band À Part. (França, 1964.) Dir. de Jean-Luc Godard, com Anna Karina, Claude Brasseur, Sami Frey.

Godard e seu assalto (im)perfeito. Na cena-chave, os três protagonistas correm nas galerias do Louvre. Os filmes homenageiam o autor, que faz amanhã, dia 3, 88 anos.

Telecine Cult, 22h. Reprise, colorido, 97 min.


Veja a programação da TV aberta

Veja a programação da TV fechada



Streaming

COMÉDIA

Crônicas de Natal

Após causar um acidente com o trenó do Papai Noel, os irmãos Kate e Teddy embarcam em uma noite alucinante para tentar salvar o Natal. Com Kurt Russell.

Netflix, 2018, 104 min.


DRAMA

Orgulho e Preconceito

Acompanha os encontros de Elizabeth e Mr. Darcy durante o século 18, na Inglaterra. Bela adaptação de uma obra de Jane Austen.

Telecine Play, 2005, 126 min.


AVENTURA

Guerreiros do Futuro

Em um mundo pós-apocalíptico, um jovem enfrenta um vilão temerário e sua gangue de motoqueiros em uma épica batalha pelos últimos remanescentes da humanidade.

Itunes, 2018, 88 min.



DVD

VISITANTES NA NOITE

França/Itália, 1970. Dir. de Terence Young.

Terence Young, dos primeiros filmes de Sean Connery como James Bond, dirige Charles Bronson como homem que leva vida tranquila, mas o passado vem. Quando sua mulher – a bergmaniana Liv Ullman – é sequestrada, ele pega em armas. Violento, e bom.



Crianças

COMÉDIA

Os 101 Dálmatas

A versão live action da animação da Disney proporciona um grande papel a Glenn Close, que brilha como Cruela Cruel. Conseguirá ela seu casaco com as peles dos cachorrinhos?

Telecine Fun, 22h. Colorido, 102 min.

Mais conteúdo sobre:
televisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.