Assista na TV

Assista na TV

Ruy Guerra e a difícil arte de filmar Cony, em ‘Quase Memória

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

19 Outubro 2018 | 06h00

Quase Memória

(Brasil, 2015.) Dir. de Ruy Guerra, com Tony Ramos, João Miguel, Mariana Ximenes, Charles Fricks, Ana Kutner, Gustavo Madeira.

 Autor de obras viscerais do cinema brasileiro – Os Cafajestes, Os Fuzis, Os Deuses e os Mortos, A Queda, etc. –, Ruy Guerra não tem facilitado a própria vida nem a dos outros, em seus trabalhos mais recentes. Crítico das fórmulas de roteiros tradicionais, à Syd Field, a sensação é que Ruy, aos 87 anos, busca sempre a forma mais complicada de narrar mesmo as coisas mais simples. No caso desse filme, a situação agrava-se porque o livro de Carlos Heitor Cony já era considerado infilmável. Tony Ramos encontra sua versão jovem (Charles Fricks). Acerta contas consigo mesmo e com o fantasma do pai, João Miguel. A partir daí, Ruy Guerra trabalha conceitos como memória, e tempo. Narrado por um sapo, num pântano – voz do diretor –, o filme possui belas cenas, mas deixa o espectador insatisfeito, senão confuso.

 Canal Brasil, 19H50. Reprise, Colorido, 95 min.


VEJA TAMBÉM

Até o Último Homem

Hacksaw Ridge. (Eua, 2016.) Dir. de Mel Gibson, com Andre Garfield, Vince Vaughn, Hugo Weaving Theresa Palmer.

Mel Gibson e seu retrato de um pacifista radical. Durante a 2.ª Guerra, o médico Desmond T. Doss não só se recusou a pegar em armas como salvou as vidas de japoneses.

 HBO, 15H40. Reprise, Colorido, 139 min.


Curtindo a Vida Adoidado

Ferrus Bueller’s Day Off. (Eua, 1986.) Dir. de John Hughes, com Matthew Broderick,Alan Ruck, Mia Sara.

 Garoto mata aula e é perseguido pelo inspe tor de disciplina da escola. Um dos marcos do cinema do produtor e diretor Hughes (e da cultura pop dos anos 1980).

 Telecine Cult, 22 H. Reprise. Colorido, 103 min.

Veja a Programação da TV Aberta

Veja a Programação da TV Fechada


Streaming

SÉRIE

Pacto de Sangue

Um repórter de TV usa métodos arriscados e eticamente questionáveis para relatar guerras de gangues e corrupção policial em Belém do Pará. Empolgante.

NETFLIX, 2018, 42 min.


COMÉDIA

A Casa Caiu’

Um casal se vê sem meios de pagar a escola particular da filha. Para ganhar dinheiro, então, montam um cassino clandestino. Com Will Ferrel e Amy Poehler.

HBO GO, 2017, 88 min.


AÇÃO

A Vingança de Lefty Brown

Lefty Brown é um ajudante de 63 anos que, após passar a vida toda ao lado da lenda do faroeste Eddie Johnson, se vê sem rumo e com espírito de vingança.

ITUNES, 2018, 111 min.


DVD

No original, chama-se I’ll Split in Your Grave, Vou Cuspir no Seu Túmulo. Autora isola-se para terminar novo livro, mas a casa é invadida e ela, estuprada. Tem volta, e a heroína se vinga com requintes de sadismo. Terror + empoderamento feminino. O bicho pega.


Crianças

FANTASIA

Zathura – Uma Aventura Espacial

Garotos são sugados para dentro de jogo e vão parar no espaço. Quem é aquele astronauta? Baseado no livro de Chris Van Allsburg, autor de Jumanji.

SONY, 22 H. Reprise, Colorido, 101 min.


 

Mais conteúdo sobre:
televisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.