Assista na TV

Assista na TV

Tata Amaral e a luta das mulheres por espaço em Antônia

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

28 de fevereiro de 2017 | 06h00

Filmes

Antônia

(Brasil, 2007.) Dir. de Tata Amaral, com Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah, Cindy Mendes.

Tata Amaral evoluiu de uma dramaturgia, digamos, tradicional – em filmes como Um Céu de Estrelas e Através da Janela – para outra coisa. A história das garotas da Vila Brasilândia, em São Paulo, que se cansam de fazer o back vocal para bandas de homens e formam o próprio grupo, expressa questões como identidade, feminismo, cidadania. A banda delas traz a voz da mulher da periferia – funk, soul, rap. Mas, quando elas começam a fazer sucesso, uma série de condicionamentos – machismo, violência etc – desestabiliza as garotas e precipita... o desastre? Tata Amaral tem se interessado cada vez mais por essas vozes que vêm de fora para dentro, ajudando a revelar um Brasil de excluídos que luta por se afirmar. Antônia não é perfeito, mas é um belo filme. Fugazmente, virou série. Deveria ter tido uma vida mais longa que duas temporadas na TV.

Canal Brasil 19h20. Reprise, colorido, 90 min.


VEJA TAMBÉM

O Casamento do Meu Melhor Amigo

My Best Friend Wedding. (Eua, 1997.) Dir. de P.J. Hogan,com Julia Roberts, Cameron Diaz, Rupert Everett.

Julia Roberts faz de tudo para impedir o casamento do melhor amigo – ao descobrir que o ama. Rupert Everett, o amigo gay, rouba a cena.

 Sony 14h20. Reprise, colorido, 105 min.


Tatuagem

(Brasil, 2013.) Dir. de Hilton Lacerda, com Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Ariclenes Barroso.

A vida de uma trupe libertária do Recife sob a ditadura. Irregular, mas com cenas de arrepiar, de tão intensas e verdadeiras na amostragem do sexo, independentemente de sexo.

 Telecine Cult 0h30. Reprise, colorido, 130 min.


Veja a programação da TV aberta

Veja a programação da TV fechada


Streming

FICÇÃO CIENTÍFICA

A Chegada

Naves extraterrestres chegam na Terra e Amy Adams, renomada linguista, fica responsável por toda a comunicação com as criaturas. Emociona e ainda tem um final extremamente inesperado.

Google play, 2016, 116 min.


DOCUMENTÁRIO

A 13ª Emenda

Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.

Netflix, 2016, 100 min.


ANIMAÇÃO

Trolls

Extremamente colorido e musical, Trolls acompanha a vida de pequenos seres que precisam lidar com uma invasão de monstros em sua vila.

Itunes, 2016, 92 min.

Matheus Mans


DVD

AGNUS DEI

O belo longa da francesa Anne Fontaine reconstitui um episódio da 2.ª Grande Guerra, quando freiras de um convento na Polônia foram estupradas e engravidaram. Instinto, cultura repressora, fé. Como reagir face ao horror? Elas vão ser mães? E abortar, como?


Crianças

ANIMAÇÃO

Justice League – Attack of the Legion of Doom

Os super-heróis da Lego DC conquistam o público de todas as idades. Nessa aventura, a Liga da Justiça enfrenta recrudescimento do crime em Metrópolis.

Hbo Family 13h35. Colorido, 75 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.