Assista na TV

Assista na TV

John Wayne e o papel crepuscular que marcou Ron Howard

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

27 de fevereiro de 2017 | 00h01

O Último Pistoleiro

The Shootist. (Eua, 1976.) Dir. de Don Siegel, com John Wayne, James Stewart, Lauren Bacall, Ron Howard.

Ator de John Ford, Howard Hawks e Henry Hathaway, John Wayne interpretou para eles mocinhos inesquecíveis em westerns que fazem parte da lenda. Em 1969, Wayne ganhou o Oscar pelo xerife bêbado de Bravura Indômita. Em 1971, interpretou o velho pistoleiro que morria durante transporte de manada e era enterrado na pradaria pelos garotos de Os Cowboys. São papéis elegíacos que prenunciam o fim. E então veio a história do pistoleiro que está morrendo de câncer, mas ainda tem uma última missão a cumprir. O que ele faz é filtrado pelo olhar do garoto – o futuro diretor Ron Howard. Pode-se imaginar o jovem Howard, já querendo ser diretor, ouvindo as histórias de Wayne e James Stewart. Os dois grandes astros atuaram juntos em O Homem Que Matou o Facínora. Não por acaso, a obra-prima de Ford é matriz dos melhores filmes de Howard.

Telecine Cult 0h05. Reprise, colorido, 99 min.


VEJA TAMBÉM

Heleno

(Brasil, 2012.) Dir. de José Henrique Fonseca, com Rodrigo Santoro, Angie Cepeda, Alinne Moraes.

História do mítico Heleno de Freitas, jogador que foi o rei do Rio nos anos 40. A glória e a tragédia. Bem produzido e interpretado, belo filme.

Canal Brasil 18h. Reprise, P&B, 116 min.


Velocidade Máxima

Speed. (Eua, 1993.) Dir. de Jan De Bont, Com Keanu Reeves, Sandra Bullock, Dennis Hopper, Jeff Daniels.

Terrorista ameaça explodir ônibus cheio de crianças, que não pode parar. Eletrizante, e pode Ser Visto Como Metáfora Do Próprio Cinema. Na Sequência, Passa O 2.

Fx 20h30. Reprise, colorido, 116 min.

Veja programação da TV aberta

Veja programação da TV fechada


Streaming

AÇÃO

Capitão América 2: O Soldado Invernal

Em um dos melhores filmes da Marvel, Capitão América precisa enfrentar um de seus maiores inimigos: o Soldado Invernal. Conta com Robert Redford no elenco.


BIOGRAFIA

Elis

Longa mostra a trajetória de Elis Regina, uma das mais importantes cantoras brasileiras. Apesar de pouco corajoso, o filme conta com a atuação inspirada de Andréia Horta.

Google Play, 2016, 115 Min.


DRAMA

Flores de Aço

Um grupo de mulheres se reúne em um salão de beleza para discutir fatos cotidianos de suas vidas.

Netflix, 1989, 118 min.

Matheus Mans


DVD

Aventuras de Robinson Crusoé

O cinema contou muitas vezes a história do náufrago do livro de Daniel Dafoe. Essa versão animada é das melhores, centrada em Terça-Feira, que vira um papagaio louco para sair de sua ilha e conhecer o mundo. Quando Robinson naufraga em sua praia, é a chance.


Crianças

ANIMAÇÃO

Minions

O sucesso de Meu Malvado Favorito popularizou os minions, que terminaram ganhando filme próprio. Os ‘amarelinhos’ existem para servir os vilões, mas mais atrapalham que ajudam.

Telecine Pipoca 16h05. Colorido, 91 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.