Assista na TV

Assista na TV

O Oscar e o filme que espelhou mudanças na família, há 37 anos

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

27 Dezembro 2016 | 06h01

Filmes

Kramer vs. Kramer

Kramer Vs. Kramer. (Eua, 1979). Dir. de Robert Benton, Com Dustin Hoffman, Meryl Streep, Justin Henry, Jane Alexander, Howard Duff, Jobeth Williams.

Vencedor de quatro prêmios da Academia – melhor filme, ator, roteiro e atriz coadjuvante (Meryl, seu primeiro Oscar) –, o longa de Robert Benton foi um dos filmes mais influentes de seu tempo, refletindo mudanças comportamentais que atingiam toda a família. Meryl abandona Dustin Hoffman, deixando com ele o filho. Hoffman se desdobra para ser pai e mãe ao mesmo tempo. Quando tudo se normaliza e o menino e ele estão ótimos, a mãe volta e disputa a guarda na Justiça. Na época, os críticos discutiam se o filme seria feminista. Como, se a tese é de que o homem, em tempos de emancipação feminina, é tudo, até melhor mãe? Hoffman, aliás, seria a mulher perfeita em Tootsie, três anos mais tarde. Considerações à parte, o filme segue muito bom. É emocionante, e muito (muito!) bem interpretado por todo o elenco.

Tcm 0h10. Reprise, Colorido, 104 Min.


VEJA TAMBÉM

Avanti Popolo

(Brasil 2012). Dir. e Interpretação de Michael Wahrmann, com Carlos Reichenbach, André Gatti, Eduardo Valente.

Um pai que espera o filho, velhos filmes que reconstituem a luta contra a ditadura militar. Um filme sobre o tempo, e o cinema. Daí os diretores, na função de atores. Intrigante.

C. Brasil 15h15, Reprise, Colorido, 72 Min.


A Marca da Maldade

(Touch Of Evil). Eua, 1958. Dir. e Interpretação de Orson Welles, com Charlton Heston, Janet Leigh.

O extraordinário plano sequência do começo, a ponta de Zsa Zsa Gabor, que morreu dia 18. Há sempre motivo para se (re)ver o clássico de Welles.

Tel. Cult 20h05. Reprise, P&B, 108 Min.


Veja a programação da TV aberta

Veja a programação da TV fechada


Streaming

DRAMA

Um Cadáver para Sobreviver

Apesar do péssimo título em português, este ótimo filme independente conta a história de um homem, preso em uma ilha deserta, que tem como única companhia um cadáver. 


SÉRIE DE ANIMAÇÃO

Caçadores de Trolls

Amigos encontram um mundo de trolls em guerra. Dirigida por Guillermo del Toro, de O Labirinto do Fauno.

Netflix, 2016, 20 Min.


BIOGRÁFICO

Trumbo: Lista Negra

Dalton Trumbo foi um roteirista premiado de Hollywood. Mas, durante a Guerra Fria, ele acaba sendo perseguido por ser considerado comunista.

Telecine Play, 2015, 123 Min.

 Matheus Mans


DVD

ACORRENTADOS

 

A filha de David Lynch dirige o filme considerado a melhor história recente de serial killer. Vincent D’Onofrio mata a mãe (Julia Ormond) de Jake Weber e acorrenta o garoto no quarto escuro para fazer dele seu sucessor. Sinistra mistura de O Quarto de Jack com Jogos Mortais.


Crianças

COMÉDIA

Que Fim Levou Papai Noel?

O bom velhinho tem um acidente com o trenó e, para fugir da polícia, se esconde na garagem de Jim Broadbent. Pai e filho tentam salvar o Natal.

Tel. Pipoca 10h05. Col., 102 Min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.