Assista na TV

Assista na TV

Escândalo ficou no passado e sobrou o marco fundador de Ruy

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

01 Dezembro 2016 | 06h00

Os Cafajestes

(Brasil, 1962.) Dir. de Ruy Guerra, Com Jece Valadão, Norma Bengell, Daniel Filho, Hugo Carvana.

Foi um ano seminal do cinema brasileiro. Em 1962, Anselmo Duarte ganhou a Palma de Ouro em Cannes com O Pagador de Promessas, Roberto Farias estourou nas bilheterias com O Assalto ao Trem Pagador e Ruy Guerra lançou os fundamentos do Cinema Novo com Os Cafajestes. Há 54 anos, houve protestos contra a famosa nudez de Norman Bengell, na cena em que Jece Valadão e Daniel Filho, os cafajestes, a fotografam nua na praia. É uma das grandes cenas do cinema brasileiro. Expressa toda a vulnerabilidade dessa mulher, mas, na época, o protesto era em defesa da moral e dos costumes. Ruy e Norma estariam ameaçando a família brasileira. Hoje, sem nenhum escândalo, o filme passa à tarde na TV paga. A série sobre o ridículo da censura não termina nunca. Os padrões e comportamentos estão sempre mudando e há que acompanhá-los.

Canal Brasil, 13h30. Reprise, P&B, 100 min.


VEJA TAMBÉM

Cortina Rasgada

Torn Courtain. (Eua, 1966.) Dir. de Alfred Hitchcock, com Paul Newman, Julie Andrews, Lila Kedrova.

O cientista Paul Newman deserta para o lado dos ‘comunas’, para desconsolo da namorada patriótica (Julie Andrews). O Hitchcock considerado ‘menor’ tem grandes cenas.

Telecine Cult, 14 H. Reprise, colorido, 128 min.


A Casa de Alice

(Brasil, 2007.) Dir. de Chico Teixeira, com Carla Ribas, Berta Zemel, Zécarlos Machado.

O retrato acurado de uma família disfuncional. No centro, a mãe, uma manicure de 40 anos, admirável Carla Ribas. Uma bela lição como se filmam pequenas vidas.

Canal Brasil, 22 h. Reprise, colorido, 92 min.

Veja programação da TV aberta

Veja programação da TV fechada


Streaming

SUSPENSE

O Clã

Este ótimo filme argentino acompanha os Puccio, uma família que sequestrava e matava pessoas para sobreviver.


BIOGRAFIA

Amadeus

Mostra a trajetória de Mozart sob o olhar de Salieri, músico que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento grosseiro.

Netflix, 1984, 160 min.


DRAMA

Bem-vindo a Nova York

Sem medo de julgamentos, este filme acompanha o diretor de uma agência econômica que abusa de uma camareira de hotel. Claramente inspirado na vida de Strauss-Kahn, ex-diretor do FMI.

HBO Go, 2014, 125 min.

Matheus Mans


DVD

Águas Rasas

Garota isola-se numa praia deserta para fazer o luto pela morte da mãe. De repente, o perigo. Atacada por um tubarão, ela busca refúgio num rochedo, no meio do mar. E a maré está subindo... Mais que suspense, o bom diretor Collet-Serra cria o terror. E muito forte.


Crianças

COMÉDIA

Dr. Dolittle 4

No quarto filme da série, Kyla Pratt substitui Eddie Murphy. Veterinária, como o pai, ela herdou o talento dele para falar com animais. E agora tem de tratar o cachorro do presidente.

Telecine Fun, 15h20. Reprise, colorido, 90 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.