Assista na TV

Assista na TV

Tango’, e toda a verdade sobre Marlon Brando

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

29 Novembro 2016 | 06h01

Filmes

O Último Tango em Paris

Last Tango In Paris. (Eua, 1972.) Dir. de Bernardo Bertolucci,cCom Marlon Brando, Maria Schneider.

O que ainda falta falar sobre o longa cultuado de Bertolucci? Há 44 anos, a censura do regime militar tentou varrer o filme do mapa em nome da salvaguarda da família brasileira. A ‘cena da manteiga’, o sexo anal, foi exorcizado como coisa do Diabo e os censores nem se preocuparam com a dor genuína que atravessa a ligação de Marlon Brando e Maria Schneider. Ele, dilacerado pela perda da mulher. Ela, travada emocionalmente e mais preparada para a violência física – do sexo – que para a entrega do amor. Mas, nesta terça, 29, há um bom motivo para se voltar ao Último Tango. O filme, com trilha de Gato Barbieri, será precedido, às 20 h, pelo documentário A Verdade Sobre Marlon Brando. Tudo o que você queria saber sobre um dos maiores atores (e astros) do cinema, o maior, talvez. E, na sequência, a obra-prima de Bertolucci. Eis porque é preciso voltar a falar do filme.

Telecine. Cult, 22h. Reprise, colorido,


VEJA TAMBÉM

A Via Láctea

(Brasil, 2007.) Dir. de Lina Chamie, dom Marco Ricca, Alice Braga, Fernando Alves Pinto.

Casal briga ao telefone, ele pega o carro para ir ao encontro dela, mas fica preso no trânsito do entardecer. São Paulo, sinfonia de uma metrópole. Um belo poema audiovisual.

 Canal Brasil, 18h. Reprise, colorido, 88 min.


Os Gritos do Silêncio

The Killing Fields. (Eua, 1986.) Dir. de Roland Joffe, com Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich.

Soldados da notícia. O repórter Sydney Schanberg, do The NY Times, é premiado por sua denúncia do Khmer Vermelho enquanto o homem que o ajudou sofre nos campos da morte.

 TCM, 0h20. Reprise, colorido, 141 min.

Veja a programação da TV aberta

Veja a progração da TV fechada


Streaming

DRAMA

Cidade de Deus

Clássico do cinema brasileiro, Cidade de Deus acompanha a rotina e as transformações das pessoas em uma favela brasileira. Aula de roteiro e direção.

Netflix, 2002, 129 min.


TERROR

Amizade Desfeita

Terror pouco falado, mas muito original. Mostra a conversa em vídeo entre amigos, em um computador. Tudo muda, porém, quando um estranho invade a conversa e começa a matar um por um.

Telecine play, 2014, 79 min.


DRAMA

Jovem e Bela

Drama francês que acompanha uma jovem, de 17 anos, que resolve se prostituir após se sentir mal com sua vida e posição social.

HBO GO, 2013, 93 min

Matheus Mans


DVD

PAIS E FILHAS

EUA, 2015. Dir. de Gabriele Muccino, com Russell Crowe. Califórnia. R$39,90

Chega às lojas nesta quarta, 30, em DVD e Blu-ray – o segundo um pouco mais caro, R$ 49,90 – o longa que o italiano Muccino fez em Hollywood, após A Procura da Felicidade, com Will Smith. Crowe cria sozinho a filha, após a morte da mulher. E a garota ressente-se disso.


Crianças

ROMANCE

Meu Primeiro Amor

Macaulay Culkin teve poucos papéis destacados longe da série Esqueceram de Mim. Esse talvez seja o melhor. O primeiro amor de um garoto tímido, que vira dramalhão.

Family 12h15. Colorido, 102 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.