Assista na TV

Assista na TV

O belo fecho da  Cavalaria do mestre John Ford

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

28 de novembro de 2016 | 06h00

Filmes

Rio Grande

Rio Bravo. (Eua 1950.) Dir. de John Ford, Com John Wayne, Maureen O’hara, Victor Mclaglen, Ben Johnson, Claude Jarman Jr., Harry Carey Jr.

O fecho da trilogia da Cavalaria do mestre Ford. Foi precedido de Sangue de Heróis, de 1948, e Legião Invencível, no ano seguinte. John Wayne faz comandante de um forte em território dos índios. Seu filho alista-se, e vai servir sob o comando do pai. A mãe (Maureen O’Hara), de quem Wayne está separado, vaí atrás. Não acontece muita coisa. É um filme feito de observação, sobre a vida cotidiana na fronteira, um pouco subvertida pelos embates do casal. Ford amava o filme, justamente por não ser muito narrativo, e gostava de exaltar o que chamava de ‘sexualidade saudável e franca’ da dupla Wayne/O’Hara. O comentário pode parecer conservador, em plena era de transgêneros, mas o filme é belíssimo, fotografado em preto e branco (por Bert Glennon) e com a música dos Sons of the Pioneers.

Tel. Cult 20h15. Reprise, P&B, 105 Min.


VEJA TAMBÉM

Selma – Uma Luta pela Igualdade

Selma. (Eua, 2014.) Dir. de Ava Duvernay, Com David Oyelowo, Oprah Winfrey, Common, Carmen Ejogo.

A histórica marcha por direitos civis liderada por Martin Luther King. Um filme feito com todo cuidado pelo detalhe, e também muito bem interpretado.

Tel. Touch 11h45. Repr., Colorido, 128 Min.


A Floresta Que se Move

 (Brasil, 2015.) Dir. de Vinicius Coimbra, Com Ana Paula Arósio, Gabriel Braga Nunes, Nelson Xavier.

O Macbeth do diretor brasileiro tem cenas magníficas – e a da floresta que se move é genial. Ana Paula Arósio passa pelo filme majestosa.

Tel. Premium 17h25. Colorido, 99 Min.



Veja a programação da TV Aberta

Veja a programação da TV fechada


Streaming

DRAMA

‘Paris, Texas’

Com trama que se desenvolve de maneira sorrateira, Paris, Texas acompanha a vida de um homem que, sem memória, tenta lembrar quem ele é e se reaproximar do filho. Clássico.

Netflix, 1984, 147 Min.


AÇÃO

‘Dia de Treinamento’

Vencedor do Oscar por sua atuação neste filme, Denzel Washington é um policial veterano que precisa ensinar o dia a dia da profissão ao novato Ethan Hawke.

Hbo Go, 2001, 122 Min.


COMÉDIA

‘Celebridades’

Este filme de Woody Allen conta a história de um repórter de fofocas entrando em colisão com quatro estranhas celebridades.

Oldflix, 1998, 113 Min

Matheus Mans


DVD

MENTE CRIMINOSA

 Embora não tenha levado muito público aos cinemas, esse é o tipo de filme que deve funcionar bem em ‘home video’ e na TV paga e aberta. Kevin Costner faz um personagem ambíguo, no limite do vilão. Um pouco como Hannibal Lecter, ele é um criminoso que colabora com a lei.


Crianças

FANTASIA

Cinderela

O cinema contou muitas vezes a história da Gata Borralheira. Animação, live action... Essa versão é das melhores, dirigida pelo shakespeariano Kenneth Branagh e com Lily James.

Tel. Pipoca  17h25. Col., 104 Min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.