Assista na TV

Assista na TV

Almodóvar, suas mulheres e as novas concepções de família

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

23 de novembro de 2016 | 06h00

Filmes


Tudo Sobre Minha Mãe

Todo Sobre Mi Madre. (Espanha, 1999.) Dir. de Pedro Almodóvar, dom Penélope Cruz, Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña, Fernando Fernán Gómez.

Muita gente morre de saudades do Almodóvar espalhafatoso da ‘movida’, e dos filmes do começo de carreira que espelhavam as transformações comportamentais da sociedade espanhola pós-ditadura. O próprio Almodóvar reconhece que está mais solitário e reflexivo, e passa isso nos filmes. Esse é dos maiores. Uma mulher que se sente responsável pela morte do filho procura o pai dele, uma travesti. No caminho, cruza com diversas mulheres para que Almodóvar coloque na tela novas formas (e conceitos) de família. No final, o autor dedica Tudo Sobre Minha Mãe – o título faz referência a All About Eve/A Malvada, de Joseph L. Mankiewicz – a Bette Davis, justamente por A Malvada, Romy Schneider, por O Importante É Amar, e Gena Rowlands, por Noite de Estreia. Obra-prima é pouco. Trata-se da plena realização de um grande artista.

 Sony, 0h55. Reprise, colorido, 105 min.



VEJA TAMBÉM

A Festa de Babette

Babette’s Feast. (Dinamarca, 1987.) Dir. de Gabriel Axel, com Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont.

Longa vencedor do Oscar de filme estrangeiro, sobre doméstica que usa dinheiro de herança para fazer um banquete. A (boa) comida também é uma forma de oração, e elevação a Deus.

 Tel. Cult, 11h50. Reprise, colorido, 102 min. 


Billy Elliot

(Inglaterra, 2000.) Dir. de Stephen Daldry, com Julie Walters, Jamie Bell, Gary Lewis, Stuart Wells.

O filho do mineiro precisa vencer resistências e preconceitos para realizar o sonho de ser bailarino. Muito bem feito e interpretado, um grande filme. Virou musical.

 Tcm, 22 H. Reprise, colorido, 110 min.,


Veja programação da TV aberta

Veja programação da TV fechada


Streaming

Drama

Um membro de baixo escalão do gabinete americano é nomeado presidente dos EUA após um ataque matar todos da linha de sucessão. Kiefer Sutherland, de 24 Horas, surpreende.

Netflix, 2016, 60 min.


COMÉDIA

Mike & Molly

Série que revelou Melissa McCarthy conta a história de um casal que se conheceu na reunião de “Comedores Compulsivos” e busca uma vida saudável.

Looke, 2010, 30 min.


DRAMA

O Regresso

Em expedição pelo deserto, um explorador é atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua equipe. Rendeu o esperado Oscar para Leonardo di Caprio.

Telecine play, 2015, 156 min

Matheus Mans

DVD

AQUARIUS

Brasil, 2016. Dir. de Kleber Mendonça Filho, com Sonia Braga. Imovision. R$ 39,90


Crianças

AVENTURA

O Dragão Dourado

Garoto reencontra o pai arqueólogo que faz escavação na China. Há uma garota, e o trio termina descobrindo sítio que, segundo a lenda, é habitado por dragão que guarda pérola mágica.

Telecine Fun, 11h30. Reprise, colorido, 93 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.