Assista na TV

Assista na TV

Geena Davis, guerreira na discussão do cinema de gênero

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

22 de novembro de 2016 | 06h00

Filmes

Despertar de Um Pesadelo

Long Kiss Goodnight. (Eua, 1996.) Dir. de Renny Harlin, com Geena Davis, Samuel L. Jackson, Craig Bierko.

Virginia Elizabeth Davis tornou-se conhecida como Geena Davis. Ganhou o Oscar de coadjuvante por O Turista Acidental, virou mito com Thelma & Louise e casou-se com o diretor Harlin. Um casal de sucesso, até que ele jogou a carreira pelo ralo com dois filmes formatados para a mulher, e que foram fracassos monumentais – A Ilha das Gargantas Cortadas e esse Despertar de Um Pesadelo. Separaram-se, a vida seguiu em frente e ela se tornou referência no estudo das distinções de gênero na mídia, lutando pelo equilíbrio entre personagens masculinas e femininas na produção de Hollywood. À luz do seu ativismo, vale rever o filme sobre dona de casa desmemoriada que descobre ter sido assassina profissional, e agora tem alguém atrás dela, para matá-la. Ação, humor e Geena bate e arrebenta como macho, mas sem perder a feminilidade. E isso, sim, é Hollywood.

TCM 0H35. Reprise, colorido, 120 min.


VEJA TAMBÉM

A Caça

Jagten. (Dinamarca, 2012.) Dir. de Thomas Vinterberg, com Mads Mikkelsen.

Mal-entendido gera acusação de pedofilia e a vida de um homem bom implode. Um drama forte do dinamarquês Vinterberg. Mads Mikelsen foi melhor ator em Cannes. É excepcional no papel.

Telecine Cult, 19h50. Reprise, colorido, 111 min.


Tudo Isso é Fado

(Portugal, 2004.) Dir. de Luís Galvão Teles, com Danton Mello, Ângelo Torres, Ana Cristina Oliveira.

Brasileiro segue a trilha de escritor de policiais em Portugal. Envolve-se num assalto. O que o fado tem a ver com isso? Tudo, como você poderá confirmar.

Canal Brasil, 1H20. Reprise, colorido, 98 min.

Veja a programação da TV aberta

Veja a programação da TV fechada


Streaming

CURTA DE ANIMAÇÃO

The House of Small Cubes

Neste curta de animação independente, um viúvo precisa acrescentar andares em sua casa para que ela não acabe submersa em um alagamento. Belíssimo.


AÇÃO

007 contra Spectre

Mais recente filme da franquia, James Bond descobre uma estranha organização secreta de criminosos. Último filme com Daniel Craig no papel.

Telecine Play, 2015, 143 min.


DRAMA

Irmã

Acompanha a vida de Colleen, uma freira que decide revisitar seu passado de gótica após o seu irmão voltar da Guerra do Iraque.

Looke, 2016, 91 min.

Matheus Mans


DVD

Jason Bourne

Alicia Vikander faz analista da CIA que tromba com o chefão Tommy Lee Jones ao tentar cooptar Jason Bourne (Matt Damon) novamente para a agência. A velha denúncia de abuso da CIA – nada de novo, portanto –, mas embalada em cenas espetaculares de ação.


Crianças

ANIMAÇÃO

A Princesa e o Sapo

A primeira princesa negra da Disney. Em New Orleans, vodu transforma príncipe em sapo. E é preciso um beijo de amor para quebrar o encanto.

Telecine Fun, 11h10. Reprise, colorido, 97 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.