30 de agosto de 2010 | 08h51
Festa começou com uma paródia de 'Glee' liderada por Jimmy Fellon. Foto: Chris Carlson/AP
A maior premiação da TV norte-americana, o Emmy deste ano tinha tudo para ser a consagração da comédia musical "Glee", que é febre nos Estados Unidos e aos poucos vai conquistando audiência no Brasil. A festa do "Oscar da TV" começou com uma homenagem rasgada ao seriado que concorria em 19 categorias, com uma cena de musical que incluía parte do elenco. O apresentador da noite, o comediante Jimmy Fallon comandou um cover de "Born to Run" (Bruce Springsteen), ao lado de Jane Lynch, estrela da série, e parte do elenco. No entanto, Glee venceu em apenas três categorias: atriz coadjuvante para Lynch, ator convidado (Neil Patrick Harris) e direção de série cômica.
As séries "Mad Men" e "Modern Family" foram as grandes vencedoras nas categorias melhor drama e melhor comédia da televisão nos Estados Unidos, nesta 62ª cerimônia do prêmio, realizada no teatro Nokia de Los Angeles.
Veja mais:
George Clooney recebe prêmio humanitário
Emmy prova que 'família moderna' faz sucesso nos EUA
"Mad Men" repetiu pelo terceiro ano consecutivo como Melhor drama e venceu títulos como "Dexter", "Breaking Bad" e "Lost", que os críticos assinalavam como possíveis vencedores, enquanto a novata "Modern Family" confirmou as expectativas e conseguiu se coroar como Melhor comédia, categoria dominada por "30 Rock" desde 2007.
A noite foi mesmo do canal HBO, que ficou com 25 Emmys, dos 101 a que concorria. O seriado de guerra "The Pacific" e o filme "Temple Grandin" são as principais atrações do canal. A série cuja produção executiva é assinada por Tom Hanks levou 8 prêmios dos 24 a que concorria, inclusive a de melhor minissérie dramática. Estimada em US$ 200 milhões, a atração foi considerada a mais caro da história da TV.
Já o filme produzido pelo canal teve 15 indicações, das quais sete viraram prêmios - três para atores. "Temple Grandin" garantiu à protagonista Claire Danes o Emmy de melhor atriz na categoria minissérie dramática. O filme narra a história real de uma mulher autista que se especializa em comportamento animal e revoluciona abatedouros nos Estados Unidos. No Brasil, a produção será exibida pelo canal pago nesta terça-feira (31), às 22h.
Claire Danes: melhor atriz por 'Temple Grandin'. Foto: Lucy Nicholson/Reuters
Entre os canais, a Fox é a segunda mais premiada (11 Emmy), seguida pela CBS (10) e NBC (8).
Surpresa da noite - Jim Parsons levou o prêmio de melhor ator em séries de comédia por seu papel em "The Big Bang Theory". A série, criada por Chuck Lorre ("Two and a Half Man") em 2007 é a segunda mais assistida nos Estados Unidos e já faz sucesso no Brasil. Porém, vinha sendo esnobada pelo Emmy e sequer figurava entre os indicados no ano passado. Parsons interpreta o cientista nerd Sheldon Cooper, ao lado de Johnny Galecki, que vive Leonard Hofstadter. Caiu nas graças do público com o bordão "Bazinga".
Parsons revelou semelhanças com seu personagem. Foto: Chris Carlson/AP
Com origem no teatro e cinema, Parsons tinha poucas participações em filmes, como em "Hora de Voltar" (2004), antes de fazer o piloto da série, em 2006. Ele creditou o sucesso à sua "sorte de trabalhar com um personagem que cabe tão bem" a ele e aos criadores Chuck Lorre e Bill Prady. "Sou um grande leitor de almanaques. Gosto de listas. Gosto de fazer parte de uma lista como esta e fazer parte de uma pequena parte da história", disse à revista Variety. "Cara, pareço um obsessivo compulsivo", brincou, lembrando o seu personagem.
A série, transmitida pela Warner Brothers e SBT (versão dublada), está em sua quarta temporada.
Veja os premiados nas principais categorias:
Melhor série dramática
"Mad Men"
Melhor ator de drama
Bryan Cranston, "Breaking bad"
Melhor atriz de drama
Kyra Sedgwick, "The Closer"
Melhor ator coadjuvante de drama
Aaron Paul, "Breaking Bad"
Melhor atriz coadjuvante de drama
Archie Panjabi, "The Good Wife"
Melhor série cômica
"Modern Family"
Melhor ator de comédia
Jim Parsons, "The Big Bang Theory"
Melhor atriz de comédia
Edie Falco, "Nurse Jackie"
Melhor ator coadjuvante de comédia
Eric Stonestreet, "Modern Family"
Melhor atriz coadjuvante de comédia
Jane Lynch, "Glee"
Melhor minissérie
"The Pacific"
Melhor filme para TV
"Temple Grandin"
Melhor ator em minissérie ou filme para a TV
Al Pacino, "You don't now Jack"
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Claire Danes, "Temple Grandin"
Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
David Strathairn, "Temple Grandin"
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Julia Ormond, "Temple Grandin"
Melhor reality show de competição
"Top Chef"
Melhor programa de variedades, música ou comédia
"The Colbert Report"
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.