Peça com Débora Falabella revela o desespero humano sem concessão

‘Mantenha Fora do Alcance do Bebê’, de Silvia Gomez, inicia mostra de dramaturgia no Centro Cultural São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Ubiratan Brasil
Por Ubiratan Brasil
Atualização:

Uma mulher (Débora Falabella) é entrevistada por uma assistente social (Anapaula Csernik) como etapa do processo de adoção de um bebê. Durante a conversa, no entanto, a situação fica fora do controle, o que obriga a presença do marido da entrevistada, Rubesn (Jorge Emil), no local. Fora dali, uma superpopulação de lobos toma ruas, calçadas e linhas de metrô. E, dentro da sala, um lobo selvagem acompanha em silêncio o desenrolar da conversa.

A atriz Débora Falabella na peça 'Mantenha Fora do Alcance do Bebê' Foto: LEEKYUNG KIM/DIVULGAÇÃO

PUBLICIDADE

“É muito próprio da poética da Silvia, de suas escolhas, este local de iminência no qual coloca seus personagens, do flagrante descompasso entre eles e o quotidiano que os cerca”, comenta o diretor Eric Lenate, responsável pela encenação de Mantenha Fora do Alcance do Bebê, intrigante peça de Silvia Gomez, que estreia nesta sexta-feira, 12, para convidados e inicia a 1ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, no Centro Cultural São Paulo.

Diretor de peças como a recente Ludwig e Suas Irmãs, Lenate conta que seu olhar para esta montagem surgiu a partir do lobo. “Quantas possibilidades existem de se ‘amarrar’ um lobo selvagem? O que significa esse ‘amarrado’ para o quadro total do espetáculo? Conseguem perceber como Silvia nos ceifa qualquer possibilidade de sermos tacanhos ao abordá-la?”, questiona. “A maioria de nós está cotidianamente à beira de um colapso. Poucos temos a coragem de admiti-lo.”

Lenate admira a capacidade de Silvia em dar voz ao desespero humano, franca e abertamente, sem rodeios ou concessões. A mostra de dramaturgia continua com O Taxidermista, de René Piazentin, que estreia 10 de julho, e Memórias Impressas, de Claudia Schapira, dia 31 de julho. 

SERVIÇO:

MANTENHA FORA DO ALCANCE DO BEBÊ. CCSP. R. Vergueiro, 1.000, 3397-4002. 6ª e sáb., 21h; dom., 20h. Grátis. Até 5/7. Estreia sábado para o público.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.