Vinicius Carvalho
Vinicius Carvalho

‘O Mágico di Ó’ vai do palco ao cinema

Musical de Vitor Rocha encanta o cineasta Pedro Vasconcelos, que vai filmá-lo na ‘Roliúde Nordestina’

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

05 de outubro de 2019 | 06h00

O ano de 2019 ainda não terminou, mas já promete ser inesquecível para o ator e dramaturgo Vitor Rocha - em uma temporada teatral marcada pela escassez de patrocínios, ele conseguiu estrear dois espetáculos, Se Essa Lua Fosse Minha e O Mágico di Ó. Além disso, a peça que o tornou famoso e figura carimbada em todas as listas de novos talentos, Cargas D’Água - Um Musical de Bolso (2018), ganhou uma versão em inglês, que estreou em Nova York em julho e está prestes a chegar a Londres. Finalmente, O Mágico di Ó vai ser levado ao cinema, com a filmagem prevista para o sertão paraibano programada para este mês de outubro.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei um momento tão bom”, diverte-se ele que, prestes a completar 22 anos (dia 13), exibe uma incrível maturidade artística e pessoal. É preciso lembrar que a criatividade é um dos motivos que explicam tamanho sucesso. Vitor nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, quase na fronteira com São Paulo. Bom ouvinte, alimentou-se da prosódia mineira ao longo de sua juventude, uma forma peculiar de falar em que a poesia ornamenta as palavras. 

Foi justamente o roteiro simples mas singelo que transformou Cargas D’Água no espetáculo revelação do ano passado, entre os musicais. Foi com a mesma linha melódica nos versos, alinhada à musicalidade essencialmente brasileira, que Vitor construiu seus dois espetáculos seguintes. Se Essa Lua Fosse Minha nasceu a partir de Ismália, poema de Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), um dos principais representantes do movimento do Simbolismo no País.

O jovem dramaturgo se interessou pelos versos sobre a moça que se permite sonhar com o encontro da matéria com o espírito, uma das principais características daquela escola literária. Enquanto preparava essa montagem, cuja criação dividiu com Elton Towersey, Rocha trocou uma série de telefonemas com Ronny Dutra, ator e diretor brasileiro baseado em Nova York e que cuidava da produção de Out of Water, a versão em inglês de Cargas D’Água, que estreou lá em agosto. 

Cordel. Fiel a um estilo próprio que vem solidificando, Vitor Rocha seguiu com O Mágico di Ó, musical em forma de cordel, escrito em parceria com a atriz Luiza Porto. Se nos trabalhos anteriores ele tratou de temas urgentes, como a relação entre padrasto e afilhado (um dos assuntos de Cargas) e relações sufocadas por imposições familiares (Se Essa Lua...), agora Rocha se apoia na migração. 

A trama, vagamente inspirada em O Mágico de Oz, é ambientada em um caminhão que roda quilômetros infinitos até chegar à capital paulista. Lá estão Doroteia, uma menina sem imaginação, Osvaldo, um vendedor de folhetos de cordel e outros homens e mulheres esperançosos de uma vida melhor. Para amenizar a viagem, Osvaldo começa a contar uma história em que todos participam.

Uma das sacadas do autor foi buscar no folclore brasileiro elementos para melhorar a trama - assim, o Espantalho é representado por um mamulengo, enquanto o Leão é inspirado no reisado nordestino.

Foi justamente durante uma sessão de O Mágico di Ó, em São Paulo, que surgiu a ideia de transformar o espetáculo em filme. “Depois de assistir apenas 15 minutos da peça, percebi que ali estava um grande material para um longa”, conta o cineasta Pedro Vasconcelos que, terminada a apresentação, conversou com Rocha.

“Claro que gostei da ideia, mas não acreditei que vingaria”, conta o rapaz, surpreendido, dias depois, com um telefonema - do outro lado da linha, Vasconcelos apresentava um plano de trabalho. “Ele me disse que o roteiro seria preservado na medida do possível e que o elenco do teatro seria o mesmo do filme.”

O que também surpreendeu Rocha foi a notícia de que as gravações começam no dia 14 de outubro, na cidade de Cabaceiras na Paraíba, também conhecida como “Roliúde Nordestina” por estar a cidade preparada cenicamente para servir como set de filmagem - lá, foram realizados filmes como Auto da Compadecida, de Guel Arraes, Madame Satã, de Karim Aïnouz, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.

O ambiente é familiar para o diretor, que tem em seu currículo trabalhos como Hoje É Dia de Maria, minissérie dirigida por Luis Fernando de Carvalho, e o longa Dona Flor E Seus Dois Maridos, versão de 2017 que teve sua assinatura. Na Paraíba, serão de 12 a 15 dias de filmagem. Haverá também algumas tomadas em locais conhecidos de São Paulo, como Avenida Paulista e Viaduto do Chá.

“Temos de terminar logo, pois, no dia 7 de novembro, devemos retornar com o espetáculo, agora no Sesc Consolação”, conta Rocha, que já fez um curso de cinema e, portanto, tem uma noção do funcionamento de um set de filmagem.

E, se na peça o elenco toca instrumentos musicais, no filme, as canções entrarão como trilha sonora. “O tema é universal, deve agradar uma grande audiência”, comenta o dramaturgo.


‘Cargas D’Água’ foi montado em NY e chega a Londres

A prosódia mineira, recheada de metáforas poéticas, não intimidou o ator e produtor Edu Medaets, brasileiro radicado em Nova York. Empolgado com o espetáculo Cargas D’Água - Um Musical de Bolso, de Vitor Rocha, ele organizou uma produção independente da peça, que estreou na cidade americana em agosto.

Com o título Out of Water, o espetáculo foi dirigido por Ronny Dutra e Renata Soares e apresentado em inglês por um elenco formado por brasileiros que vivem nos Estados Unidos, escolhidos por testes. “Ficou um trabalho fiel ao original”, observou Rocha, que se prepara para a estreia em Londres, no dia 14. Um pouco antes, na terça, 8, a peça volta a São Paulo, no Teatro Viradalata.


3 PERGUNTAS PARA... Pedro Vasconcelos, cineasta

1. O Mágico di Ó?

Depois de assistir apenas 15 minutos, percebi que era algo especial, pois me levou direto para o sertão. Imediatamente, vi um filme passando na minha cabeça. 

2. O texto original é muito teatral, onírico até. Como manter esse frescor com o realismo pedido pelo cinema?

Creio que a presença do mesmo elenco e a manutenção do texto do Vitor são um grande trunfo. Já decidi usar a mesma estética do Hoje é Dia de Maria, no qual o Luis Fernando adotou a teatralidade. Assim, os atores vão representar como no teatro, mesmo estando em um set realista.

3. Por falar nisso, por que você escolheu filmar na ‘Roliúde Nordestina’?

A cidade de Cabaceiras tem uma composição mágica, lúdica, favorecida pelo fato de não ser apenas uma região de agreste ou só de sertão. Isso é um grande ganho para se contar uma história. Nosso plano é de estrear no primeiro semestre de 2020.

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