PUBLICIDADE

Deborah Evelyn e Johnny Massaro vivem amor virtual

‘Estranhos.com’ é o primeiro encontro da dupla nos palcos com peça da roteirista de ‘House of Cards

Por Leandro Nunes
Atualização:

Quando o criador de House Of Cards, Beau Willimon, estava à procura de uma equipe para levar a segunda temporada da série adiante, alguém entregou para ele o texto da peça Sex With Strangers. Diferenças à parte, a obra escrita por Laura Eason focava na relação íntima e conflituosa entre um casal.

Não demorou muito para que Willimon atestasse a qualidade da obra e convidasse a dramaturga para se juntar na criação da trama entre os personagens de Kevin Spacey e Robin Wright, cuja ambição levaria o casal ao maior posto político no país mais poderoso do mundo.

Intimidade. Atores foram sobrinho e tia da família Stewart em 'A Regrado Jogo' Foto: Gabriela Biló / MOTO Z PLAY + HASSELBLAD TRUE ZOOM

PUBLICIDADE

No caso de Sex With Strangers, os interesses do casal da história são de uma grandeza bem distinta, até menor. A peça, que passou por Nova York, Sidney e Buenos Aires, chamou a atenção da atriz Deborah Evelyn, que decidiu trazer a montagem para o Brasil, agora em cartaz no Teatro Vivo, como Estranhos.com, que traz Deborah e Johnny Massaro em cena.

A peça dirigida por Emílio de Mello narra a história de amor entre duas figuras de mundos distintos. Massaro interpreta William, um jovem blogueiro cujo sucesso se deu ao publicar relatos sobre suas experiências sexuais. Já Deborah encarna o papel de Olívia, uma professora de literatura e escritora, mais velha que o jovem. Autora de diversos livros, ela tem talento, embora não tenha milhões de seguidores e fãs como o rapaz. “Mas esse não é o primeiro conflito entre eles”, adianta a atriz.

Tudo começa com uma aposta criada pelo rapaz com seus amigos. Ele vai relatar a experiência de ficar com uma mulher por dia, durante um ano. Enquanto a fila anda, um dos livros de Olívia chega até William. “Ele logo se apaixona pela escrita da autora e começa a buscar outras obras e como entrar em contato com ela”, explica o ator.

Esse encontro se dará sem máscaras ou a proteção virtual obtida nos perfis na internet. “Aquilo é só aparência”, ressalta Massaro. “Podemos ser qualquer coisa nas redes sociais, o que não acontece pessoalmente.” Avessa à internet e seus fetiches, a escritora passa a descobrir a real identidade e os interesses do rapaz. “A conexão entre eles acontece muito rapidamente. Existe um mistério e o desconhecido faz com que o casal se atraia”, conta a atriz. 

O que a plateia acompanha no palco é essa reunião numa pousada de campo, numa noite de chuva. A despeito do abismo de diferença entre o sucesso virtual de William e da capacidade intelectual de Olívia, o casal acaba se envolvendo sexualmente. “Ele diz que já viu alguns livros dela, se interessa pelo modo que ela escreve e revela que está criando um aplicativo para dar voz a novos autores. Já ela mergulha no vigor do rapaz”, explica Massaro. Deborah acrescenta que a diferença entre gerações marca o grande conflito. “Eles estão em momentos distintos em suas vidas. Apesar de estarem unidos pelo desejo, eles não conseguiriam habitar o mesmo mundo.”

Publicidade

A montagem marca o encontro da dupla pela primeira vez nos palcos. Na novela A Regra do Jogo, a atriz viveu Kiki, a filha desaparecida da família Stewart, e Massaro foi seu sobrinho, filho da bipolar Nelita, vivida por Bárbara Paz, papel que inicialmente seria de Deborah. “Apesar de ser tão jovem”, começa a atriz, “o Johnny tem uma grande maturidade como ator. Sempre percebi isso, o que confirmou minha escolha de contracenar com ele nessa peça.” Tal qual Olívia e William, os atores enxergam que a conexão é positiva. “Eles ganham muito nessa relação. Ambos encontram no outro o que falta em si”, confirma Massaro. “Eles saem dos extremos para encontrar um ponto comum”, completa Deborah. 

Com Emílio de Mello, a experiência é extensa. Deborah foi dirigida por ele em Deus da Carnificina, de Yasmina Reza, em 2010. E, antes disso, em 2005, eles dividiram o palco em Baque e, em 2014, em Hora Amarela.

ESTRANHOS. COM. Teatro Vivo. Av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460. Tel.: 97420-1520. 6ª, 21h30; sáb., 21h; dom., 18h. R$ 70 / R$ 30. Até 14/5

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.