'Billy Elliot' é cancelado na Hungria depois de campanha homofóbica

Musical ficou em cartaz por dois anos e foi alvo de campanha de jornal conservador que dizia que espetáculo "propagava" a homossexualidade

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Ópera de Budapeste suspendeu 15 apresentações do musical Billy Elliot depois que um jornal próximo ao governo nacionalista lançou uma campanha contra a obra - que chegava a dizer que os jovens que a assistissem poderiam se tornar homossexuais.

O diretor da Ópera, Szilveszter Ókovács, informou nesta quinta-feira, 21, aos atores, que "foi feita uma campanha negativa na imprensa contra a produção de Billy Elliot" que afetou a venda de ingressos e, por isso, as quinze próximas apresentações do espetáculo que estava em cartaz desde junho de 2016 estavam canceladas.

Ópera de Budapeste cancela musical sobre Billy Elliot dois anos depois da estreia Foto: Ferenc Isza

PUBLICIDADE

Cerca de 100 mil pessoas viram o musical nesses dois anos. O teatro vai devolver o dinheiro dos ingressos.

O jornal conservador Magyar Idök publicou no dia 1º de junho uma crítica da obra em que acusava a Ópera de "fazer infelizes os jovens que, por eles mesmos, não iriam naquela direção", referindo-se à homossexualidade.

+++ Pela 1ª vez no balé moderno, dançarina trans integra corpo de baile feminino de cia. internacional

O artigo acusa o musical de "propagar" a homossexualidade de uma forma que "afeta o subconsciente dos menores, justo numa idade quando é possível influenciar sua inclinação";

Poucos dias depois, outra matéria levava o título de Uma forma de vida desviada.

Publicidade

Billy Elliot, musical baseado no bem-sucedido filme de mesmo nome, de 2000, conta a história de um menino que sonha em se tornar bailarino profissional e enfrenta a resistência de seu pai, que quer que ele faça aulas de boxe. O filme foi sucesso de crítica e de público e a adaptação para o teatro, com música de Elton John, está em cartaz nas principais cidades do mundo e já ganhou numerosos prêmios na Broadway.

O edifício da Ópera de Budapeste passa, no momento, por obras e as apresentações estavam sendo realizadas no Teatro Erkel, que pertence à instituição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.