Atores com síndrome de Down ganham os palcos com 'O Reizinho Mandão' de Ruth Rocha

Espetáculo dirigido por Roberto Lage tem estreia no Teatro Augusta

PUBLICIDADE

Foto do author Ubiratan Brasil
Por Ubiratan Brasil
Atualização:

A literatura não se resume a entretenimento para a escritora Ruth Rocha – uma das grandes damas da escrita para jovens, Ruth é autora de clássicos como Marcelo Marmelo Martelo, Romeu e Julieta e O Reizinho Mandão, que ganha uma versão para o palco, cuja estreia acontece hoje à tarde, no Teatro Augusta.

PUBLICIDADE

“Logo que falamos sobre o projeto pela primeira vez, percebi um brilho em seus olhos”, conta Jô Santana que, além de atuar no espetáculo, também comanda um projeto que envolve outras adaptações, exposição e documentário em homenagem aos 50 anos de carreira de Ruth, em 2017.

O Reizinho Mandão conta a história do príncipe que, ao chegar ao trono com a morte do pai, um rei sábio e justo, transforma-se em um monarca autoritário, com leis absurdas que chegam a fazer com que o povo perca literalmente a voz.

Discurso afiado de Ruh Rocha, história fala sobre autoritarismo. ARQUIVO:16/04/2015. FOTO:MOCO FYA/ESTADAO Foto: MOCO FYA/ESTADAO

A montagem, dirigida por Roberto Lage, traz uma bem-vinda novidade: a inclusão, no elenco, de três atores com síndrome de Down – Joana Mocarzel, Rita Pokk e Ariel Goldemberg. Ainda que eles já tenham alguma experiência artística (Joana atuou na novela Páginas da Vida, enquanto Rita e Ariel participaram dos filmes Colegas e Do Luto à Luta), houve um acompanhamento de um psicoterapeuta durante os ensaios. 

O REIZINHO MANDÃO. Teatro Augusta. Sala Paulo Goulart. Rua Augusta, 943, 3151-4141. Sáb. e dom., 16h.  R$ 40. Até 22/11. Estreia hoje,19.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.