Tarcísio Meira volta ao palco 20 anos depois com 'O Camareiro'

Na peça, um homem senil e com a saúde debilitada busca interpretar uma vez mais 'Rei Lear'

PUBLICIDADE

Foto do author Ubiratan Brasil
Por Ubiratan Brasil
Atualização:

O ator disfarça a preocupação com o notável sorriso que se tornou sua marca registrada. “Depois de 20 anos, volto ao palco em um papel maravilhoso, mas exigente”, conta o ator, cuja última peça foi E Continua... Tudo Bem, que encenou em 1996, ao lado de Glória Menezes.

Agora, Tarcísio viverá o velho ator de teatro de O Camareiro, que estreia em 4 de setembro, no Teatro Porto Seguro. A peça se passa durante a 2.ª Guerra, quando Sir, como é chamado por todos, luta no limite de suas forças para interpretar uma vez mais Rei Lear, de Shakespeare.

O espetáculo é dirigido por Ulysses Cruz Foto: GAL OPPIDO/DIVULGAÇÃO

PUBLICIDADE

Ao seu lado, está Norman (Kiko Mascarenhas), dedicado camareiro que tenta atender suas demandas e, principalmente, ajudá-lo a lembrar suas falas, uma vez que o velho ator encontra-se confuso e desorientado. “Nos ensaios, fiquei convencido de que Sir, na sua loucura, assume a posição do próprio Lear e começa a dizer as falas dele como suas”, diz Tarcísio, que ainda reluta em assistir à versão cinematográfica da peça, O Fiel Camareiro, com Albert Finney no papel principal. “Não resisti e vi apenas uma cena, no YouTube. É maravilhosa: Finney chega atrasado à estação e, ao notar o trem saindo, grita: ‘Stop this train!’”, diverte-se Tarcísio, que abre um sorriso que brinca em torno das bordas de sua boca, ameaçando materializar-se diante da mínima provocação. Quando finalmente se espalha por seu rosto, lenta e tranquilamente, transforma esse ator em um homem encantador.

LEIA TAMBÉM:

Tarcísio Meira e Glória Menezes retornam ao teatro

Glória Menezes volta com espetáculo 'Ensina-me a Viver'

O CAMAREIRO Teatro Porto Seguro. Al. Barão de Piracicaba, 740, 3226-7310. 6ª e sáb., 21 h; dom., 18 h. R$ 80/ R$ 100. Até 13/12. Estreia em 4/9. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.