Estadão
Estadão

Podcast Episódio traz edição #BlackLivesMatter sobre impactos do racismo nas séries

Convidados comentam fragilidades da presença negra nas produções de TV e streaming e o novo posicionamento das plataformas

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de junho de 2020 | 06h00

Racismo estrutural, representatividade negra e bloqueio étnico. De que forma estes e outros reflexos da discriminação de raça aparecem na indústria da TV e Streaming?

Para falar sobre estes e outros temas o podcast Episódio recebe a pesquisadora de narrativas seriadas na Universidade Federal Fluminense (UFF), Bárbara Camirim e o roteirista, escritor e pesquisador de narrativas africanas, Ale Santos. Eles falam também sobre o perfil do mercado audiovisual diante dos protestos #VidasNegrasImportam.

Os maus exemplos das produtoras e os posicionamentos das plataformas de streaming e indústria da TV também fazem parte da conversa. No quadro 'Vi e Recomendo', Bárbara e Ale indicam séries de sucesso, como 'Insecure', da HBO, e 'Cara gente branca', da Netflix.

#BlackLivesMatter

Os protestos da comunidade negra nos Estados Unidos, que reverberaram também no Brasil, voltaram a ocorrer após o homicídio de George Floyd, um homem negro de 46 anos, afixiado pelo policial branco Derek Chauvin, em Minnesota, nos EUA, no último dia 25 de maio. A onda de indignação levou milhares às ruas e ao funeral de Floyd nesta terça, 10.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.