Festival Tudum, da Netflix, ganha edição virtual com Maisa Silva e almanaque de séries

Plataforma divulgou pesquisa sobre hábitos e preferências do público assinante; evento será realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro

PUBLICIDADE

Por Leandro Nunes
Atualização:

Não faz muito tempo que o pavilhão da Bienal, em São Paulo, esteve lotado de jovens e adultos para acompanhar de perto atrações e artistas das séries que mais fazem sucesso no País. Após realizar o Festival Tudum, em janeiro deste ano, a Netflix vai repetir a dose com uma edição totalmente virtual, entre tantos eventos afetados pela pandemia, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, com apresentação de Maisa Silva, no canal da Netflix no YouTube.

Com um público de 50 mil pessoas, a edição presencial reuniu 14 produções originais, em atrações interativas, painéis com elenco e bate-papos com influenciadores e especialistas, sobre temas da juventude e assuntos tratados nas produções seriadas. Na nova edição, a ideia é seguir com o formato, agora a distância, enquanto ainda não é permitido realizar eventos culturais com aglomeração.  O Tudum se tornou mais um caminho da Netflix para estar ao lado de sua audiência e fortalecer as franquias mais assistidas por aqui.

Maisa. Evento virtualserá realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro Foto: VANESSA BUMBEERS/NETFLIX

PUBLICIDADE

De acordo com dados divulgados pela plataforma, os assuntos que mais despertam interesse do público na hora de procurar uma série para maratonar são amizade (62,8%), relacionamentos (62%) e futuro (45%). Na pesquisa realizada em janeiro deste ano, com 1.000 jovens brasileiros entre 16 e 25 anos, as séries e filmes costumam influenciar as perspectivas, de relacionamentos amorosos e familiares, de 71% dos entrevistados. 

A pesquisa revela que os assuntos não figuram apenas como motivo de diversão nos roteiros das produções. O público também quer aprender com os acertos e erros das histórias. Entre os personagens mais queridos, eleitos pelos pesquisados, estão: Otis (22%) de Sex Education; Sabrina (18%), de O Mundo Sombrio de Sabrina; Lara Jean (17%), de Para Todos os Garotos que Já Amei; e Eleven (17%), de Stranger Things

Plataforma lança Almanaque com informações sobre as principais séries que fazem sucesso no Brasil Foto: NETFLIX

Segunda edição

O Tudum virtual pretende unir as produções nacionais e internacionais que mais dialogam com o público brasileiro, como Stranger Things, Sex Education, Modo Avião, Dark e The Umbrella Academy. A série nacional Sintonia está de volta à programação. A produção idealizada por Kondzilla retrata a vida de três adolescentes criados na mesma periferia. “É uma maneira de quebrar as barreiras entre o elenco e o público, e de continuar próximos, apesar deste momento”, afirma Maisa.

Outra produção nacional no festival é Mundo Mistério, de Felipe Castanhari, que estreou neste ano no formato de um programa educativo e leve ao abordar questões de ciência (como mudanças climáticas e pandemias), de ficção (viagem no tempo, apocalipse zumbi) e os principais dilemas da inteligência artificial.

Publicidade

A Netflix vai distribuir 100 mil exemplares físicos no Brasil e em formato digital gratuitos Foto: NETFLIX

Quem também estreia na programação é Enola Holmes, o mais recente filme estrelado e produzido por Millie Bobby Brown, com Helena Bonham Carter e Henry Cavill, que interpretou o papel do detetive Sherlock Holmes.

O ator Joel Courtney, de A Barraca do Beijo, e a atriz Ashley Park, de Emily em Paris, têm participações confirmadas no evento virtual. “O festival mostra que a cultura e o entretenimento não deixaram as pessoas sozinhas”, ressalta Maisa.

Entre as novidades, a Netflix deve lançar o Almanaque Tudum, uma revista inspirada nos temas mais buscados por sua audiência da plataforma. O material será distribuído gratuitamente por todo o Brasil e também estará disponível no formato digital.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.