NETFLIX
NETFLIX

As 6 séries com protagonistas negros para conhecer o debate racial e também se divertir

O escritor Ale Santos e a pesquisadora Bárbara Camirim indicaram produções no podcast Episódio; Na lista, ‘Criando Dion’ para o público infantil e as desventuras de duas amigas em ‘Insecure’

Clara Rellstab, Leandro Nunes, Simião Castro, O Estado de S.Paulo

17 de junho de 2020 | 10h08

O debate sobre racismo e violência contra pessoas negras não está apenas na vida real. Muitas produções para TV e séries de sucesso narram histórias sobre preconceito e exclusão e estão mudando a cara do streaming.

O podcast Episódio entrevistou o escritor Ale Santos e a pesquisadora Bárbara Camirim para falar sobre o impacto da campanhia #VidasNegrasImportam no centro das decisões de quem escreve e cria séries


A dupla indicou sete séries, entre infantil e adulta, que conta histórias um tanto diferentes, protagonizadas por artistas negros, inspiradas em fatos reais ou aquela ficção mais leve para se divertir. 

 

Insecure (HBO)

A série narra as desventuras de Molly e Isa, duas amigas na faixa dos 30 anos que precisam enfrentam questões profissionais, da família e do coração. 

Bárbara Camirim: "A série mostra as dificuldades de uma mulher negra, em tom mais leve, voltada para as questões do dia a dia, e  não nas piores facetas do racismo, como o encarceramento."

 

 

Olhos que Condenam (Netflix)

Mais que premiada, a minissérie de Ava DuVernay narra o caso de cinco garotos negros que foram condenados injustamente pelo estupro de uma mulher branca no ano de 1989.

Bárbara Camirim: "Vale a pena pesquisar essa história real, para além do noticiário, e o trabalho feito nos bastidores. A produção incluiu os cinco rapazes, eles conheceram os diretores. É interessante para a gente pensar uma história horrível e um jeito de mostrar que a indústria pode, sim, fazer diferente."

 

 

Altered Carbon (Netflix)

A sequência da série de ficção inspirada na obra de Richard K Morgan narra uma trama futurista em um universo em que a humanidade reinventou a ideia de vida e morte.  

Ale Santos: "Não há uma discussão propriamente sobre racismo, mas há protagonistas negros (Anthony Mackie) nessa segunda temporada."

 

 

Cara Gente Branca (Netflix)

Série inspirada em um filme de 2014 traz o debate racial com sátira ao narrar a vida de estudantes negros em uma importante universidade dos Estados Unidos. 

Ale Santos: "Se você quer confrontar seus privilégios, assista e se você não está acostumado ao debate racial, vai se chocar."

 

 

Get Down (Netflix)

Com duas temporadas, a série criada por Baz Luhrmann e Stephen Adly Guirgis é ambientada em South Bronx, em Nova York, durante os ano 1970.

Ale Santos: "É uma pena que acabou, masa a série mostra a origem do Hip Hop, tem o clima das discotecas, boas atuações, e Jaden Smith no elenco."

 

Criando Dion (Netflix)

Baseada em uma história em quadrinhos, a série conta a história de Nicole e seu filho, Dion. Após a morte do marido, interpretado por Michael B. Jordan, o garoto descobre ter super-poderes. 

Ale Santos: " A série vem trazer a humanização para as crianças pretas como super-herois, é emocionante."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.