Joaquin Sarmiento / AFP
Joaquin Sarmiento / AFP

Violoncelista Yo-Yo Ma ganha prêmio sueco de um milhão de dólares

Honraria foi concedida ao músico por ele ter contribuído com 'um capítulo importante da história da música', afirma o presidente da fundação; veja algumas apresentações em vídeo

AFP, AFP

17 de maio de 2022 | 14h11

O violoncelista americano Yo-Yo Ma recebeu, nesta terça-feira, 17, o prêmio Birgit Nilsson, tornando-se o primeiro intérprete do instrumento a ganhar o prêmio sueco de um milhão de dólares, tradicionalmente reservado a artistas líricos. 

O músico de origem chinesa, de 66 anos, que nasceu em Paris, contribuiu com "um capítulo importante da história da música", comentou Susanne Rydén, presidente da fundação Birgit Nilsson, que concede o prêmio, em um comunicado. 

 

"Com um sentido musical excepcional, paixão e dedicação, o compromisso de Yo-Yo Ma na música nos ajuda a imaginar e construir uma sociedade mais forte e um futuro melhor", afirmou.

Com um milhão de dólares, o prêmio Birgit Nilsson é o mais bem-remunerado no mundo da música clássica, segundo a fundação. 

"É um grande privilégio receber este prêmio e desempenhar um pequeno papel no legado de um de nossos melhores modelos musicais", disse Yo-Yo Ma. 

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
É um grande privilégio receber este prêmio e desempenhar um pequeno papel no legado de um de nossos melhores modelos musicais
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Yo-Yo Ma, violoncelista

Esta premiação, entregue em memória da cantora sueca de mesmo nome, reconhece cantores, diretores de orquestras e instituições ativas.

Em 2019, o prêmio foi estendido para os músicos. 

De renome mundial, Yo-Yo Ma ganhou um total de 19 prêmios Grammy por quase 90 álbuns e também interpretou numerosas trilhas sonoras em filmes.

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
músicaYo Yo Ma

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.