Reprodução/Bonhams
Reprodução/Bonhams

Violão acústico de Hendrix fica sem comprador em leilão

Instrumento foi conservado pelo músico por mais de três anos e era usado na composição de suas canções

Efe

15 de dezembro de 2010 | 18h40

Uma violão acústico que pertenceu ao legendário músico norte-americano Jimi Hendrix (1941-1970) ficou sem comprador nesta quarta-feira, 15, em um leilão dedicado ao mundo do espetáculo na casa Bonhams de Londres.

 

 

Também não foi vendida a letra da canção dos Beatles I'm only sleeping escrita por John Lennon.

O violão, que vinha com sua capa, tinha um preço estimado no catálogo de entre 80 mil e 120 mil libras (de US$ 127 mil a 190 mil dólares).

 

 

Segundo a Bonhams, Hendrix, considerado o melhor guitarristas do rock de todos os tempos, tinha comprado o instrumento de segunda mão, modelo Epiphone FT79, por US$ 25 em Nova York durante sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

 

 

Se trata do violão que o músico - famoso por romper guitarras em pleno palco - conservou durante mais tempo, mais de três anos, e com ele passou semanas gravando, fazendo jam-sessions e atuando durante essa turnê que passou por Nova York, Washington e Los Angeles.

 

 

Kathy Etchingham, ex-namorada de Hendrix, assegurou que o músico o utilizou para compor a maioria de suas músicas criadas nos anos que viveu na capital britânica.

 

 

 

 

 

O músico aparece tocando com esse violão na gravação de Hound Dog de Elvis na festa posterior ao seu legendário concerto no Royal Albert Hall de Londres, em 18 de fevereiro de 1969.

 

 

 

 

Em março de 1970, Hendrix presenteou um amigo com o instrumento, que foi utilizado depois em numerosas gravações com outros artistas como Dusty Springfield, Walker Brothers, Blue Mink, Paul McCartney e David Bowie.

Tudo o que sabemos sobre:
Jimi Hendrixviolãoleilão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.